Parceria do SENAR-SP fomenta avanços na agricultura sustentável para produção de alimentos na região de Caconde
Evento em colaboração com o Instituto Agronômico e o CATI apresentam novas variedades de batata doce
O evento “Dia de Campo” realizado na cidade de Caconde, em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP), o Instituto Agronômico (IAC) e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em 29/02, apresentou inovações na produção de alimentos aos produtores da região.
Seis variedades novas de batata doce foram apresentadas. Elas são o resultado de décadas de pesquisa e trabalho dedicados ao aprimoramento deste alimento. Destaque para a batata doce biofortificada, com baixo teor de açúcares e alto teor de fibras, um alimento acessível e nutritivo para a população.
SENAR-SP, IAC e CATI desempenharam papéis fundamentais no evento, colaborando de forma igualitária e fornecendo as mudas necessárias para o projeto piloto implantado na região.
Ademar Pereira, presidente do Sindicato de Caconde, enfatizou a relevância da parceria. “Este foi um dos últimos dias de campo que realizamos, apresentando uma proposta fenomenal focada em segurança alimentar, transmitindo ao produtor a respeito de tratos culturais, implantação da cultura e controle de pragas”, destacou.
Além das apresentações técnicas, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver ativamente, desde a colheita até a degustação dos produtos. Os técnicos do IAC e da CATI compartilharam conhecimentos, consolidando o evento como um sucesso em termos de aprendizado e integração entre os diversos atores do setor agrícola.
O encontro em Caconde mostrou o potencial da agricultura sustentável na garantia de alimentos nutritivos para a população. Demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento rural e a segurança alimentar em São Paulo.
Deixe seu comentário