Home » Novo perfil do consumidor de alimentos abre espaço para pequenos produtores

Novo perfil do consumidor de alimentos abre espaço para pequenos produtores

07 de outubro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Em palestra realizada hoje, no estande do SENAR/SP – Sindicato Rural de São Paulo, Thiago Brandão Farias, especialista em marketing e agronegócios, discorreu sobre o tema: Tendências do Consumo de Alimentos. “O novo consumidor é mais exigente em suas escolhas alimentares, optando por produtos mais saudáveis, seja em produção, comercialização”.

Com essa exigência de mercado, Brandão acredita que a tendência impulsiona a agricultura familiar e o pequeno produtor, que pode aproveitar a chance de inserir no mercado produtos saudáveis com menor grau de processamento industrial e agrotóxicos. “Existe uma tendência mundial de procura por alimentos produzidos próximos aos centros urbanos,com conexão direta com mercados, restaurantes, bares, abastecidos com produtos locais. Nessa proximidade, o consumidor ganha a opção por alimentos de qualidade superior.”

Na sua opinião, para o novo consumidor tudo é levado em conta: identidade geográfica, selo de certificação, origem de produto. “No momento atual está havendo um resgate do passado, utilização de produtos artesanais do tempo da vovó.Na nova tendência alimentar se inserem os produtos orgânicos, veganos, que terão cada vez mais a adesão no mercado consumidor.”

Finaliza afirmando que, hoje, não basta produzir, é imprescindível mostrar o que é feito, de qual forma, de onde, de quem. “Eis aí a equação do momento. Quem dominar este princípio terá sucesso em seu negócio.”

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário