No aniversário de Fernandópolis, Sindicato Rural comemora nova sede
Nesta semana, o produtor rural de Fernandópolis teve um motivo a mais para comemorar. Além do aniversário de 79 anos do município, inaugurou-se a recém-construída sede do Sindicato Rural da cidade.
A inauguração reuniu mais de 200 convidados, na segunda-feira, dia 21, e teve a presença do Secretário Executivo, Eumar Novacki, que fez veemente defesa do setor produtivo. “Nós não podemos aceitar que, simplesmente por interesses econômicos, [os outros países] nos apontem o dedo de forma injusta. É isso que estamos enfrentando agora com a União Europeia”, declarou referindo-se ao embargo da carne de frango brasileira, iniciada no último dia 15.
O Secretário Executivo do MAPA, que exerce atualmente o cargo de Ministro Interino, destacou ainda o papel do agronegócio na geração de renda e afirmou que um em cada três empregos no Brasil vem da agropecuária. “O Estado deve incentivar o setor e é o que estamos fazendo. Em um ano e meio, 840 problemas da cadeia produtiva foram resolvidos. Isso não seria possível sem o apoio das entidades que representam o setor”, frisou Novacki.
Para o Presidente da FAESP, Fábio Meirelles, a geração de renda mencionada pelo Secretário tem relação direta com o aprimoramento técnico oferecido pelo Senar. Ele lembrou que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural chegou a ter a sua extinção decretada, após a constituinte de 1988, mas tornou-se a principal ferramenta de capacitação para o meio rural, depois que a gestão passou para a tutela das Federações da Agricultura. “Isso serviu para aprimorar e capacitar a mão de obra do trabalhador, com o aumento da produtividade no campo”, acentuou Meirelles.
A construção do Sindicato Rural de Fernandópolis (Casa do Agricultor Fábio Meirelles) atende tanto a demanda administrativa da entidade como a necessidade de ampliação de cursos do Senar. Com isso, o produtor rural ganhou mais espaço e comodidade. A infraestrutura oferece salas maiores e reforça os serviços em cursos e orientações na área agrícola, dando suporte aos proprietários rurais tanto na questão técnica como burocrática, visando a melhoria da gestão das propriedades.
O Presidente do Sindicato, Marcos Mazeti, que também exerce a posição de Diretor Secretário da FAESP, elogiou o legado das gestões anteriores, sem as quais o projeto não teria saído do papel. O novo prédio foi possível graças à venda da sede anterior e um planejamento financeiro adequado. “O Sindicato Rural de Fernandópolis atua no município há 50 anos e contamos com o mérito da diretoria em aplicar bem os recursos, além do apoio irrestrito da FAESP”, comentou Mazeti.
O evento contou ainda com as presenças do Secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, José Dória e o coordenador geral de Apoio Técnico e Administrativo no Ministério Thiago Vinicius, da Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Estado de São Paulo, Andrea Figueiredo Procópio de Moura, além do deputado Fausto Pinato e o prefeito de Fernandópolis André Pessuto.
Deixe seu comentário