Municípios de Presidente Bernardes, Adamantina, Guaraçaí e Altinópolis recebem o Programa Semear é Cuidar de atenção à saúde de mulheres do campo
Iniciativa do SENAR-SP com participação da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP promove ações de saúde com exames gratuitos de mamografia e ultrassom
Esta semana o Programa Semear é Cuidar foi lançado nas cidades de Presidente Bernardes (em 01/04), Adamantina e Guaraçaí (02/04), e Altinópolis (05/04). Esta iniciativa inovadora, um desdobramento do “Programa Promovendo Saúde no Campo” (PPSC) do SENAR-SP em parceria com a ONG OrientaVida, oferece às produtoras rurais informações sobre prevenção e cuidados com a saúde, Além de “combos” de exames de mamografia e ultrassom gratuitos para cerca de 50 mulheres, de 40 anos ou mais e que não tenham plano de saúde, selecionadas pelos sindicatos rurais das regiões atendidas.
“Foi um grande dia em Adamantina, onde, na sede da Associação Comercial, o evento mostrou a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama a todas as mulheres do agro que estiveram presentes”, diz o presidente do Sindicato Rural de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron.
O evento de lançamento do programa nesses municípios contou com a presença de autoridades municipais, coordenadores do SENAR-SP, técnicos e representantes da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP. As ações do “Semear é Cuidar” têm participação ativa dos sindicatos rurais. “Várias mulheres infelizmente não fazem exames preventivos, muitas vezes porque a informação não chega até elas no campo. Com esse programa podemos dar oportunidade para que elas realizem esses exames. Recebemos com muita confiança essa parceria, porque podemos dar apoio às mulheres que tenham algum diagnóstico positivo e a oportunidade de cuidados preventivos”, diz o presidente do Sindicato Rural de Guaraçaí, Jadson Henrique Fiumari.
O presidente do Sindicato Rural de Altinópolis, Guilherme Salomão Vicentini, diz que é um privilégio participar desse Programa que antecipa em meses exames que as produtoras rurais estão aguardando na fila da saúde pública. “Essa preocupação com a saúde e o bem-estar delas é fundamental para a sociedade, e essa parceria tem atuação certeira e preciosa”, comentou.
Para Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, o projeto é um avanço importante para auxiliar na promoção da saúde das mulheres das cidades onde a iniciativa é lançada. “É de extrema importância termos essa parceria. Tudo que envolve o trabalhador rural, sempre tem algo a crescer e, com as mulheres, precisamos ter algo ainda mais específico. Infelizmente, muitas mulheres acabam não realizando exames preventivos, e quando descobrem algo, 77% delas já está em um estágio avançado da doença, quando já não há mais possibilidades de tratamento”, destaca. Além de disponibilizar exames, o “Semear é Cuidar” proporciona às produtoras rurais uma rede de apoio e informação sobre cuidados com a saúde. “Uma das questões mais discutidas entre nós foi justamente essa parte do tratamento. A parceria entre as entidades garante mais acesso e cuidado com as mulheres do campo. Por isso nós estamos aqui, para garantir esse apoio”, enfatiza Juliana.
O Programa, que tem como lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, já encaminhou mais de mil mulheres para exames de mamografia e ultrassom em 19 municípios do Estado, em um ano de trabalho. Para 2024, a previsão é chegar a mais 13 cidades, atendendo a cerca de 3 mil mulheres e também atuar na prevenção ao câncer de colo de útero e de pele.
O “Semear é Cuidar” é uma realização do SENAR-SP por meio do PPSC, em conjunto com as ONGs Orienta Vida e Pense Rosa. Com apoio da Comissão Semeadoras do Agro, do Sebrae-SP / Sebrae Delas, da Secretaria da Mulher do Governo de São Paulo, Américas Amigas e das Prefeituras Municipais e Secretarias de Saúde regionais.
Deixe seu comentário