Mercado de trabalho brasileiro registra crescimento de postos formais em abril
Setor agropecuário também registrou saldo positivo de postos de trabalho formal, no Brasil e em São Paulo, impulsionados pela colheita do café e cultivo da laranja
De acordo com o relatório de acompanhamento do mercado de trabalho do Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), 240.040 novos postos foram criados no país em abril. Dessa maneira, o estoque de empregos ativos no país alcançou 46.475.701 de postos, marcando um crescimento de 0,5% em relação a março e de 3,8% em relação ao ano anterior.
O setor agropecuário brasileiro também teve resultados positivos, com a criação de 6.576 postos em abril. O início da colheita do café impulsionou o setor, gerando 6.308 novos postos de trabalho, seguido pelo cultivo de laranja, com 4.644 novas vagas. Por outro lado, o encerramento do ciclo da soja resultou no encerramento de 4.427 postos.
Em São Paulo, o mercado de trabalho formal registrou saldo positivo de 76.309 postos em abril, com 723.611 admissões e 647.312 desligamentos. O estoque de empregos no estado atingiu 14.150.111 postos, aumento de 0,5% em relação a março e de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O setor agropecuário paulista destacou-se, com 8.795 novos postos, impulsionado principalmente pelo cultivo de laranja e atividades de apoio à agricultura.
Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.
Deixe seu comentário