Home » Levantamento mapeia custos de produção de grãos na região de Guaíra

Levantamento mapeia custos de produção de grãos na região de Guaíra

29 de maio, 2024 - por FAESP

A expectativa de baixa produtividade e a queda de preços pressionam as margens na produção de soja e milho

No início de abril, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) realizaram Painel de Custo de Produção de Grãos no Sindicato Rural de Guaíra.

Utilizando a propriedade modal representativa de 200 hectares, com 40% de área própria e 60% arrendada, foram avaliados os custos de produção de soja (sequeiro e irrigado), 2ª safra de milho (sequeiro e irrigado) e 2ª safra de feijão (irrigado) na safra 2023/2024.

Os resultados do levantamento ressaltam as dificuldades da safra 2023/2024, a qual tem sido afetada por pragas e condições climáticas adversas que, aliada com o recuo nos preços das commodities, tem resultado em dificuldade por parte dos produtores em cobrir os custos realizados para a produção.

Os cultivos irrigados, sobretudo em terra própria obtiveram melhores margens, porém, segundo o levantamento, nenhuma cultura deve cobrir o custo total. A soja irrigada e o feijão irrigado apresentaram os melhores resultados, enquanto milho 2ª safra registra resultado positivo apenas quando irrigado em terra própria.

Para acessar o relatório completo, clique no link abaixo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do Painel de Dados da Faesp.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário