Itu recebe o primeiro de 14 seminários sobre inovações no enfrentamento aos incêndios e na segurança no campo
Evento realizado na sede da prefeitura contou com lideranças públicas e civis e tratou da prevenção e do combate ao fogo e segurança nas propriedades rurais

“Hoje não foi um evento. Hoje foi um marco.” Com essas palavras o gerente do Departamento de Sustentabilidade da Faesp José Luiz Fontes sintetizou o primeiro de 14 seminários que a entidade fará até junho levando informações a respeito do combate aos incêndios em áreas rurais.
O evento intitulado “Inovação no Enfrentamento aos Incêndios e na Segurança no Campo” foi realizado nesta terça-feira (10), na sede da Prefeitura da Itu, e contou com a participação de autoridades das esferas municipal, estadual e federal.
O objetivo do seminário foi fortalecer a gestão de riscos e a integração entre instituições, com foco em duas frentes principais: aproximar o poder público e sociedade civil visando promover a implementação de ações integradas e coordenadas, com efetiva participação dos produtores rurais e reduzir os riscos de prejuízos causados pelos incêndios e delitos nas áreas rurais.
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, agradeceu a todos os presentes, entre autoridades publicadas e civis, e disse que o trabalho que a entidade vem fazendo sobre o tema é o de cuidado com o homem e a mulher do campo. Mas ressaltou que o trabalho deve ser feito em conjunto.
“Uma ação como essa, de prevenção a incêndios, é tarefa que precisa de união. É nos esforços de cada um dos senhores que poderemos senão acabar com o fogo, mas minimizar danos e mortes”, sintetizou.
Ele também fez questão de lembrar dos incêndios criminosos ocorridos no segundo semestre de 2024, que acarretaram enormes perdas aos produtores rurais.
“O que se viu naqueles meses foi uma coisa monstruosa. O fogo atingindo um raio de 200 km. Aquilo não foi normal nem natural. Foi ação criminosa. Precisamos estar atentos a isso também. Por isso este seminário está sendo realizado juntamente com Exército, Polícia Militar Ambiental, Bomeiros, e Defesa Civil.”
Herculano Passos, prefeito e anfitrião do evento, ressaltou as palavras do presidente da Faesp e do Senar afirmando que é dos esforços conjuntos que serão obtidos os melhores resultados em prol da sociedade.
“Precisamos ajudar para que as pessoas se sintam seguras. Então, temos de fazer um trabalho conjunto. Como Tirso falou, é a união que faz a força. E o agro nosso aqui, em Itu, é muito grande. Vamos nos unir e cuidar bem dele.”
O evento contou com dois painéis que contaram com a presença de responsáveis em combate ao fogo e em planos de prevenção. O primeiro painel tratou de “Inovações em gestão de riscos aos incêndios florestais” e o segundo sobre “Inovações em gestão de riscos na segurança no campo”.
Durante o debate desses temas dois pontos estiveram em pauta: a cooperação conjunta entre autoridades e sociedade e o cuidado com o meio ambiente através de ações preventivas.
José Luiz Fontes fez o encerramento do seminário lembrando que o planejamento para 2026 começou no início do ano passado, onde ocorreu um fórum com mesmo tema do evento, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo.
“O que vivenciamos aqui foi mais do que uma troca de informações, foi a construção de um novo caminho baseado em diálogo, responsabilidade compartilhada e, acima de tudo, compromisso com a vida, com o produtor rural e com o futuro do nosso território.”
“Os incêndios florestais não escolhem a hora, não respeitam limites e não distinguem responsabilidades. Eles exigem resposta rápida, planejamento e união”, concluiu.
Próximas ações
Mediadora dos dois painéis, Adriana Menezes, presidente do sindicato rural de Itu, ressaltou a importância do evento e a participação de centenas de pessoas que aceitaram o convite e estiveram na sede da prefeitura.
“Não é fácil organizar e trazer tantas pessoas para falar de tema tão importante e caro ao campo. Cabe a nós, produtores e produtoras rurais, trocar ideias e sermos diligentes com todas as coisas que foram apresentadas por estes homens e mulheres experientes neste tema que tanto nos aflige”, afirmou.
“Este seminário é um marco. Porém assevero aos presentes aqui que nada disso será eficaz sem a participação do produtor rural. Não adianta ficar quietinho e esperar. Ele precisa estar junto, observando, tomando parte, agindo em prol do objetivo comum: o enfrentamento aos incêndios e à segurança no campo, tema deste nosso encontro.”
A presidente do Sindicato Rural de Itu disse que os próximos passos incluem reunir-se com os presidentes de outros sindicatos presentes no seminário e, juntos, chamarem os produtores a participarem das ações implementadas em seus municípios que visem a proteção dos imóveis, fauna, flora e da população rural à luz do que foi apresentado no seminário pelos órgãos públicos municipais, estaduais e pelo representante do exército brasileiro. “É muito importante que todos estejam envolvidos e engajados em ações, como exemplo os CONSEGS e o Programa Vizinhança Solidária, mencionadas no seminário, nas ações de prevenção e combate aos incêndios e nas ações que promovam maior segurança as propriedades rurais e das pessoas que nelas vivem e trabalham. Este evento é só um ponto de partida, é da união e da participação de todos que os resultados virão”, concluiu.
O resultado deste evento é deixar bem claro que quando o poder público e o produtor rural caminham juntos, o fogo perde força e a segurança ganha território.
Sustentabilidade
O Departamento de Sustentabilidade da Faesp tem se mobilizado e atuado junto aos sindicatos rurais não apenas em questões de caráter regulatório, como também promovido eventos como o seminário “Inovação no Enfrentamento aos Incêndios e na Segurança no Campo” com a missão de integrar entes públicos e sociedade no enfrentamento de problemas de causas naturais e humanas.
Galeria






























Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário