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Inclusão digital no campo: percorrendo novos caminhos

21 de janeiro, 2022 - por SENAR-SP

O uso da tecnologia no campo é um tema em alta há muitos anos. Desde que as primeiras máquinas agrícolas revolucionaram as lavouras, décadas atrás, novos recursos não pararam de chegar. Hoje, drones, sensores, GPS, robótica e automatização estão entre as ferramentas mais comentadas e desejadas, e trazem diversos benefícios ao proprietário rural. As redes sociais também ganham espaço como ferramenta de negócios, encurtando distâncias entre fornecedores e compradores e dinamizando o mercado.

Alunos no Curso de Indicam

Mas muitos desafios precisam ser superados para que o Brasil conheça o “agro 4.0”. Entre eles, questões estruturais, como a cobertura de internet no meio rural. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), somente 23% do espaço agrícola brasileiro possui de cobertura de internet. Outras questões têm base comportamental. Por isso, além de levar a internet às pessoas, é preciso levar as pessoas ao mundo digital. É este o objetivo do Programa Inclusão Digital no Campo (INDICAM), disponibilizado pelo SENAR-SP por meio dos Sindicatos Rurais. Segundo Dejair Aparecido dos Reis, formado em Ciência da Computação e instrutor do SENAR-SP no Sindicato Rural de Jundiaí, os treinamentos auxiliam produtores rurais que ainda não têm o hábito de utilizar a internet em seu dia a dia. “O maior desafio é introduzir o agricultor no universo digital, pois são pessoas de outra geração, muitos não têm celular e nunca usaram um computador”, afirma.

Alunos verificam peças

Tendências consolidadas

A internet tem ganhado espaço no campo. Segundo a 8ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), 76% dos produtores rurais brasileiros já utilizam o WhatsApp para negociar. O estudo “A mente do agricultor na Era Digital”, realizado pela consultoria McKinsey & Companhia, mostrou tendência semelhante. Entre 2020 e 2021, a adoção de plataformas e canais digitais cresceu de 36% para 46% entre os agricultores brasileiros.

O distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 acelerou o processo. A pesquisa mostrou que o número de agricultores dispostos a vender a safra totalmente online dobrou durante a pandemia. Em 2020, 11% dos entrevistados estavam dispostos a isso, taxa que em 2021 subiu para 23%.

Embora as pesquisas apontem que agricultores de diversos perfis estejam inseridos nestas tendências, o desconhecimento e resistência são visíveis entre grupos de maior idade. Por isso, o Programa Inclusão Digital no Campo (INDICAM), do SENAR, ensina desde o “bê-a-bá” da informática até a utilização de ferramentas de gestão e produtividade. “Na maioria das vezes, os alunos já trazem consigo a ideia de que lidar com tecnologia é difícil e que não vão conseguir. Sendo assim, é preciso todo um trabalho para mostrar que ninguém nasce sabendo e que em qualquer idade é possível aprender, basta querer”, diz Dejair.

Explorando novos caminhos

O INDICAM tem como objetivo fomentar a inclusão digital e desenvolvimento social e econômico da população ligada a negócios rurais, com ganhos educacionais e geração de emprego e renda. O programa é pioneiro no estado de São Paulo, e marcou o início de novos conhecimentos e habilidades sobre mecanismos e tecnologias digitais para aprimoramento das ações no meio rural.

O curso oferecido pelo SENAR-SP dá aos agricultores a possibilidade de ter contato com o universo digital, começando pelo conhecimento do computador ou notebook e das partes que o compõem. “Por isso, eles têm noção de hardware e sistemas operacionais”, explica Dejair.

Alunos durante a aula montando um computador.

No segundo momento, o objetivo é mostrar aos agricultores que o computador pode ser um parceiro no trabalho diário, facilitando e agilizando o trabalho do dia a dia. “Para isso, eles têm noções de e-mail, redes sociais, trabalho em ‘nuvem’ e certificação digital. Eles aprendem a trabalhar com Word e Excel e todas as possibilidades que esses programas podem oferecer”, diz o instrutor do SR Jundiaí. Por fim, os alunos aprendem a navegar na internet, descobrindo como ela pode auxiliá-los tanto no controle de vendas quanto no marketing de seus produtos. “O objetivo é mostrar que saber utilizar as ferramentas oferecidas pelo computador e o celular pode levá-los muito além do trabalho que eles estão acostumados, pois é capaz de aumentar suas vendas, e dar visibilidade ao produto deles”, define Dejair.

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