Home » FAESP solicita às prefeituras do Estado a manutenção das atividades agropecuárias do setor de flores e plantas ornamentais

FAESP solicita às prefeituras do Estado a manutenção das atividades agropecuárias do setor de flores e plantas ornamentais

01 de abril, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) encaminhou na sexta-feira (26) um ofício às prefeituras paulistas, solicitando apoio municipal para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos produtores de flores e plantas ornamentais. Por conta da pandemia, muitas cidades intensificaram as restrições, impactando fortemente o setor.

No documento, a FAESP explica que com a implantação de regras mais restritivas no combate à Covid-19, muitos canais de venda desses produtos foram obstruídos sem dar tempo para que os produtores ajustem sua produção/oferta. Isso impactou a demanda, gerando perda de grande parte da produção e reduções de preços.

A produção de flores e plantas ornamentais está entre as atividades agrícolas que mais sofre com mudanças abruptas, justamente por serem cíclicas e envolverem produtos perecíveis. Por conta disso, interrupções na cadeia comercial, mesmo que breves, podem inviabilizar a atividade e impactar a manutenção de renda das famílias.

No documento, foram especificadas as leis e decretos (federais e estaduais) que definem procedimentos para o enfrentamento da crise sanitária, ressaltando que, respeitados os devidos cuidados estabelecidos para prevenção e transmissão do coronavírus, as atividades essenciais não podem sofrer limitações imediatas.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), “a comercialização de insumos agropecuários, medicamentos de uso veterinário, vacinas, material genético, suplementos, defensivos agrícolas, fertilizantes, sementes e mudas e produtos agropecuários” são consideradas atividades essenciais. Como parte dos insumos para produção agrícola são comercializados nos estabelecimentos relacionados ao setor de flores e plantas ornamentais, ele também está na condição de atividade essencial.

A Entidade também destacou o posicionamento do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que afirmou que o setor de flores e plantas ornamentais também é considerado atividade agropecuária essencial, e, portanto, pode continuar operando desde que respeitadas as medidas sanitárias em vigor.

Desse modo, a FAESP entende que é de extrema importância assegurar a manutenção das atividades desse setor, a fim de não onerar ainda mais o produtor rural.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário