FAESP/SENAR-SP participou da FEIBANANA 2023 com estande e palestra
Técnicos do Sistema FAESP/SENAR-SP falaram sobre capacitação e ferramentas de auxílio aos produtores
O Sistema FAESP/SENAR-SP participou da 11ª Feira Nacional da Bananicultura, a FEIBANANA, com um estande que teve a presença dos sindicatos rurais patronais de Iguape, Miracatu, Juquiá e Vale do Ribeira (Registro). Além disso, técnicos da FAESP e do SENAR-SP participaram do painel “Projetos e ferramentas para o desenvolvimento da bananicultura do Vale do Ribeira e auxílio ao produtor rural”, no primeiro dia da programação.
O evento foi realizado de 09 a 11 de maio, com estandes de empresas de insumos, maquinários e outros produtos agrícolas, mostras de artesanato com derivados de banana, apresentações culturais e palestras.
Cláudio Brisolara, gerente do Departamento Econômico da FAESP, e Teodoro Miranda, chefe da Formação Profissional do SENAR-SP, falaram sobre a capacitação e ferramentas de auxílio ao produtor do Vale do Ribeira e passaram informações sobre ferramentas e projetos para dar suporte ao bananicultor.
De acordo com Brisolara, “a banana do Vale do Ribeira tem um grande potencial, mas é preciso elevar o padrão de produção, utilizando novas tecnologias, melhores práticas gerenciais, boas práticas e aprimorar os canais de escoamento da produção. A região ainda conta ativos florestais que podem sem um grande trunfo na sustentabilidade e agregação de renda da atividade”. Teodoro Miranda apresentou os projetos do SENAR-SP voltados à bananicultura e elencou as ferramentas que já estão à disposição dos produtores, gratuitamente, como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).
A feira apresentou soluções tecnológicas para o cultivo da banana e um dia de campo com alerta e instruções a respeito de prevenção à Fusariose Raça 4 tropical (TR4) no Brasil, uma praga que tem potencial de prejudicar a produção nacional, uma vez que não existem variedades da fruta resistentes a ela. A EMBRAPA, que também estava com estande da Feira, vem realizando diversas pesquisas sobre o Raça 4 e tem apresentado resultados promissores quanto a identificação de material genético resistente à doença.
No dia de abertura da feira, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SSA-SP) anunciou a publicação da Resolução SAA nº 24. Além de várias orientações sobre previsão e monitoramento de pragas, a Resolução estabelece a criação do Programa Estadual de Fitossanidade da Cultura da Banana e determina a obrigatoriedade de cadastro de todas as unidades de produção comerciais de banana do Estado no sistema informatizado de gestão animal e vegetal (GEDAVE). Os produtores têm o prazo de 12 meses a contar da publicação, para efetuar a regularização.
Galeria
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- FAESP Informa: Capacitação técnica para leilões de PEPRO da borracha natural acontece nos municípios de Barretos e São José do Rio Preto nos dias 5 e 6 de outubro
- Recorde de Produção: café brasileiro alcança 55,1 milhões de sacas em 2023 de acordo com relatório da FAESP
- Sindicato Rural de Bragança Paulista comemora 50 anos
Deixe seu comentário