Home » FAESP/SENAR-SP leva ações de saúde e incentiva empreendedorismo feminino na Semana “Una-se, Mulher”

FAESP/SENAR-SP leva ações de saúde e incentiva empreendedorismo feminino na Semana “Una-se, Mulher”

27 de março, 2023 - por FAESP

Durante os quatro dias de eventos foram realizados mais de 300 exames de glicemia, além de atendimentos e orientações sobre questões relacionadas à saúde da mulher e empreendedorismo no campo

A participação do Sistema FAESP/SENAR-SP durante a Semana “Una-se, Mulher”, promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo do Estado de São Paulo, permitiu que mais de 300 exames de glicemia, aferição de pressão e esclarecimentos sobre questões relacionadas à saúde fossem realizados durante o evento, no Memorial da América Latina, entre 20 e 23 de março. Com programação aberta e gratuita, a Semana “Una-se, Mulher” também ofereceu palestras, atividades e workshops sobre temas como Promoção à Saúde e Dignidade da Mulher; Empreendedorismo e Qualificação Profissional e Combate a todos os tipos de violência contra Mulher.

Para o gerente do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP, Roberto Duarte, as ações disponibilizadas no Memorial da América Latina levaram ao público a mensagem da importância dos cuidados preventivos com a saúde. “Muitas pessoas sofrem de hipertensão ou diabetes e desconhecem o problema. Um simples exame pode detectar essas doenças e evitar um quadro mais grave”, diz ele

O vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, participou da abertura do evento. Na ocasião, ele enfatizou a importância de eventos que contribuam para ampliar as políticas públicas para as mulheres e identificar as prioridades que devem ser trabalhadas. “São as mulheres que fazem a diferença em toda sociedade, e atuaremos com Secretaria de Políticas para a Mulher no que for preciso”, afirmou Tirso.

Convidada para falar sobre “Protagonismo feminino: Capacitar, Desenvolver e Empreender, a vice-presidente da comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, defendeu o estímulo ao empreendedorismo feminino, com a oferta de cursos, seminários, palestras e qualquer outra ferramenta necessária. O Sistema FAESP/SENAR-SP conta com diversos programas de capacitação e qualificação.

“A independência financeira garante uma maior autonomia na liberdade de escolhas, de caminhos e oportunidades. Além disso, o crescimento do empreendedorismo da mulher do agro é capaz de elevar a autoestima de todas”, destacou Juliana que, além de produtora rural e presidente do Sindicato Mineiros do Tietê, faz parte do G100, grupo de líderes globais que tem a missão de criar um ambiente igualitário e inclusivo para as mulheres de todo o mundo.

Juliana também reforçou que é preciso lutar contra a invisibilidade das mulheres no campo:
“Hoje, a representatividade da mulher já é maior que a dos homens, mas ainda há muito o que avançar. Unidas e capacitadas, acreditando e correndo atrás dos nossos sonhos, somos capazes de conquistar mais espaços”.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário