Home » FAESP, SENAR-SP, CAESP e UNISA se unem para criar polos de ensino a distância em sindicatos rurais

FAESP, SENAR-SP, CAESP e UNISA se unem para criar polos de ensino a distância em sindicatos rurais

29 de março, 2023 - por SENAR-SP

Iniciativa visa possibilitar acesso ao ensino superior em regiões com ausência de instituições. Universidade oferece mais de 500 cursos de graduação, pós e qualificação

Representantes de diversos sindicatos rurais de São Paulo se reuniram no dia 23 de março no Centro de Treinamento do SENAR-SP, em Ribeirão Preto, para conhecer a proposta de tornar-se um polo de apoio ao ensino a distância da Universidade Santo Amaro, UNISA. O encontro contou com a presença de 15 presidentes de sindicatos, 10 coordenadores do SENAR-SP e técnicos da FAESP/SENAR-SP, CAESP e UNISA, além do superintendente do SENAR-SP, Mario Antônio Biral; o vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles, representando o presidente Fábio de Salles Meirelles; o superintendente do CAESP, Marco Jr Ayoub; o assessor jurídico da FAESP, Breno Bizzi; o técnico do PPSC, Eduardo Gabriel Geraldi; o reitor da Unisa, Prof. Dr. Eloi Francisco Rosa; e a diretora de Marketing, Novos Negócios, Produtos e Estratégias da Universidade, Lúcia Ribeiro.

O objetivo do evento foi apresentar o potencial do mercado de ensino superior a distância do Brasil, as diretrizes da parceria firmada há seis meses entre FAESP/SENAR-SP, CAESP e UNISA e o fluxo para aderir à proposta de abertura de um polo da Universidade. Atualmente, 20 sindicatos rurais já fazem parte deste projeto, levando capacitação e novas possibilidades de mercado através dos polos e do ensino a distância para a população do campo e da cidade.

O reitor da Unisa, Prof. Dr. Eloi Francisco Rosa, explicou que essa já é a segunda iniciativa realizada em conjunto entre as instituições. A primeira foi o desenvolvimento de cursos de capacitação sobre saúde no campo, antes oferecidos presencialmente e, agora, já em ambiente virtual, é possível beneficiar ainda mais pessoas. Esta nova iniciativa propõe justamente a possibilidade de os sindicatos aderirem à abertura de polos EAD, um mercado em franca expansão. “Essa parceria é um passo importante no processo de democratização do ensino e permite levar educação superior de alta qualidade a regiões que antes tinham dificuldade de acesso. O EAD vive um contexto de grande crescimento e desenvolvimento. Em 2021, por exemplo, ultrapassou o ensino presencial em número de novas matrículas”, apontou o reitor.

Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, destacou que “o SENAR-SP sempre teve a vocação de oferecer ensino permanente aos trabalhadores rurais, e esta tem sido a nossa vertente: criar condições específicas para melhorar continuamente o conhecimento”. Para isso, o SENAR-SP conta com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura e da faculdade CNA, que tem programas específicos.

O vice-presidente da FAESP destacou ainda que o SENAR-SP tem se dedicado a áreas como Enfermagem e Assistência de Enfermagem para ajudar a promover a saúde no campo. Agora também pensa no desenvolvimento de projetos focados na Agronomia, que segundo ele, será muito importante para a melhoria dos processos para o homem do campo. “Muitas das cidades onde temos sindicatos rurais não têm faculdade. Essa é uma grande oportunidade para levarmos ensino superior a essas regiões”, ressaltou.

Durante o encontro, foi apresentado do potencial de ensino da UNISA, Instituição com 55 anos de história e mais de 450 polos educacionais em todo o Brasil. “Somos pioneiros no Ensino a Distância e muito focados em qualidade educacional, tanto que somos reconhecidos com nota máxima pelo MEC”, explicou a diretora da Instituição, Lúcia Ribeiro. “Em nosso portfólio, são mais de 500 opções de cursos entre graduação, pós-graduação e qualificação. Efetivamente, além de democratizar o acesso ao ensino superior, a abertura de um polo pode ser um negócio bastante rentável aos mantenedores”, concluiu.

Com a criação desses polos, o sindicato poderá prestar contas, terá um retorno para a sociedade, além de reconhecimento educacional de terceiro grau dentro da cidade, o que fortalece os associados e eleva a importância do sindicato.

Galeria

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário