FAESP reforça a importância da agricultura e suas atividades interligadas durante a pandemia
Na sexta-feira (26), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) encaminhou ofício às prefeituras paulistas, em que – além de demonstrar preocupação com o impacto da pandemia de Covid-19 na agropecuária paulista – reitera a importância da manutenção da agropecuária e suas atividades interligadas.
A FAESP ressaltou que, segundo deliberação do Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19 do Estado de São Paulo, “não estão abrangidas pela medida de quarentena a integralidade da cadeia de abastecimento e logística envolvendo a produção agropecuária e a agroindústria, incluindo transporte de pessoas e de produtos, armazenamento, processamento, beneficiamento, manutenção, comercialização, distribuição e fornecimento de produtos, equipamentos e insumos e a industrialização de produtos agrícolas, químicos e veterinários”.
Com isso, uma vez respeitados e implementados os cuidados necessários para prevenção da transmissão do coronavírus, as atividades agropecuárias essenciais não podem sofrer limitações. A Entidade solicitou aos municípios a adoção de medidas que visem assegurar a sua manutenção, garantindo os meios para que não sejam interrompidas. Além disso, o documento também informa que os Sindicatos Rurais regionais estarão à disposição para contribuir no alcance desse objetivo.
O ofício também informa que o Sistema FAESP/SENAR-SP, por meio de parceria com o SEBRAE-SP, dispõe de orientações e capacitações para auxiliar as prefeituras a implementar programas de compras públicas, como a alimentação escolar (PNAE), abastecimento de órgãos públicos (PPAIS) ou distribuição a pessoas em situação de insegurança alimentar ou nutricional, com atendimento socioassistencial (PAA).
Deixe seu comentário