FAESP recebe representantes de cooperativas da Argentina
Visita técnica teve a finalidade de conhecer o atendimento que a Federação e o SENAR-SP realizam por meio dos sindicatos rurais
A FAESP recebeu na última quarta-feira (27) um grupo de gestores comerciais associados à Asociación de Cooperativas Argentinas (ACA) para uma visita técnica à nossa sede para conhecer os trabalhos da FAESP e do SENAR-SP. O principal objetivo da visita foi de entender o papel e os tipos de serviços que sindicatos rurais proporcionam aos seus associados. A ACA é formada por 139 cooperativas representando cerca de 50 mil produtores de mais de 550 localidades na Argentina.
O grupo, formado por 30 participantes vinculados à ACA, cumpriram agenda que incluiu visitas a outras instituições relacionadas ao agronegócio como Bunge e Cooperativa Agroindustrial Agrária. Na abertura do encontro o diretor tesoureiro da FAESP, Pedro Lucchesi, mencionou a necessidade de uma melhor interação entre lideranças e produtores rurais do Brasil e da Argentina. “Buscar entender as diferenças e as semelhanças da produção brasileira e argentina podem contribuir muito para que ambos os países possam se beneficiar do conhecimento prático do comércio internacional”, disse Lucchesi.
Em seguida, Claudio Brisolara, gerente do Departamento Econômico da FAESP, fez uma apresentação com dados econômicos da produção agropecuária paulista e nacional. Explicou também sobre a estrutura de atuação da Federação e dos sindicatos rurais para o atendimento aos produtores rurais paulistas. Destacou o trabalho das Comissões Técnicas da FAESP como fóruns de discussão qualificados sobre as cadeias produtivas e temas relacionados ao agronegócio paulista. E falou ainda sobre os serviços que os sindicatos oferecem aos produtores, como assessoria jurídica (para normas trabalhistas, ambientais e tributárias, de contabilidade, e da capacitação técnica prestada pelo SENAR-SP. Teodoro Miranda, chefe área de Formação Profissional Rural do SENAR-SP, deu continuidade à explanação, detalhando a importância do SENAR-SP em conjunto com os sindicatos rurais na tarefa de levar conhecimento ao produtor, nas áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Saúde no Campo. A gerente do Departamento Jurídico da FAESP, Angela Gandra Martins, também prestou informações aos argentinos a respeito da organização institucional do Sistema FAESP/SENAR-SP e sua missão em defesa dos interesses dos produtores rurais e no bem-estar dos trabalhadores do campo.
Sebastian Jesus Savino, representante da ACA, falou da sua surpresa sobre o Brasil ter federações com estrutura tão organizada para o atendimento e suporte aos produtores rurais. “Na Argentina não temos instituições similares às federações de agricultura como no Brasil. Com apoio direto aos produtores, em municípios pelos sindicatos rurais, em nível estadual como a FAESP, e também em nível federal. Foi muito interessante conhecer o trabalho da FAESP, suas ações de capacitação, tudo pelo desenvolvimento do produtor para melhorar a agroindústria e a produção agropecuária de São Paulo”, destacou Savino.
Deixe seu comentário