FAESP participa, em NAIRÓBI, de reunião da OIC
A FAESP, por intermédio do Coordenador da Comissão Especial de Cafeicultura, Guilherme Salomão Vicentini, designado pelo Presidente Fábio Meirelles, participa, em Nairóbi, Quênia, da Reunião da OIC. “A conclusão do encontro é que todos os países buscam uma renovação dos cafezais, visando aumento da resistência e produção”.
Informa que, no primeiro dia do encontro, os painéis, trataram da sustentabilidade. “Neste primeiro painel, com a participação de representantes africanos, foi abordada a necessidade da sustentabilidade. Existem na África 1,2 bilhões de pessoas que consomem pouco café, sendo necessário intenso trabalho para uma mudança”.
No segundo painel, Carlos Brando foi o mediador, juntamente com representante do CECAFÉ e da ABICS. Resumidamente foram estas as colocações: Uganda: busca um aumento de produção, valorizando os cafés sustentáveis, Vietnã: parceria da Nestlé, rede de farmácias e governo, para fazer com que os cafeicultores possam agregar valor utilizando a plataforma global, Cecafe: trazer as empresas que fornecem defensivos para ajudar na sustentabilidade, Abics: relatou deu exemplo de Rondônia, onde os produtores, conseguiram fazer a produtividade passar de 8 para 33 só por ha, utilizando recursos públicos e privados.
No terceiro painel, houve uma diversidade muito grande de informações e propostas, como as seguintes:
- caso os preços não melhorem, o café pode ficar restrito a poucos países produtores.
- as empresas se preocupam com seus abastecimentos, mas esquecem da rentabilidade dos produtores.
- diversificação da renda com outras culturas.
- todos os países buscam uma renovação dos cafezais visando aumento da resistência e produção.
Deixe seu comentário