FAESP participa do levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar para o Projeto Campo Futuro da CNA
Dados da safra 2023/24 foram coletados em Penápolis, Bebedouro, Pirassununga, Barretos e Batatais
Produtores e técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) vêm realizando reuniões junto a sindicatos rurais para realizar o levantamento de custos de produção da cana-de açúcar na safra 2023/2024. No final de maio as reuniões aconteceram nos Sindicatos Rurais de Penápolis, Bebedouro, Pirassununga e Barretos – os levantamentos são feitos para uma propriedade típica de cada região. O mais recente aconteceu no Sindicato Rural de Batatais, no mês de julho (04/07), no formato presencial.
O apoio e a mobilização efetiva dos Sindicatos viabilizaram a participação de lideranças locais, produtores, representantes de revendas e técnicos com amplo conhecimento do segmento canavieiro em suas regiões, tornando a discussão bastante produtiva e com elevada qualidade técnica. O que se pode apurar, de modo preliminar, é que o movimento de retração nos preços dos principais insumos utilizados no cultivo da cana-de-açúcar, no momento atual, está trazendo um pequeno alívio de pressão sobre os custos da atividade.
Os encontros fazem parte do Projeto Campo Futuro, uma ação do Sistema CNA/Federações/Sindicatos, em parceria com os técnicos dos PECEGE – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas.
Os resultados para todos os locais do levantamento serão compilados pelo Departamento Econômico, em um Informe Técnico, a ser divulgado brevemente.
Deixe seu comentário