Home » FAESP participa do I Fórum Nacional PNEFA

FAESP participa do I Fórum Nacional PNEFA

03 de setembro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

O I Fórum Nacional PNEFA (Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa), foi realizado em Esteio, Rio Grande do Sul, durante a 42ª Expointer, evento que teve por objetivo discutir o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. A apresentação executada pela FAESP compilou as ações e posicionamentos dos 11 estados do Bloco IV a fim de discutir, sob a visão do setor privado, a participação e a responsabilidade desse ator no Plano Estratégico do PNEFA.

O tema escolhido para o evento foi: “Os Principais desafios do PNEFA e a participação do setor privado na implantação, execução e gestão do Plano Estratégico”. Na ocasião, todas as entidades gestoras dos blocos realizaram apresentações sobre o tema e dialogaram com os representantes do setor público e privado sobre o que tem sido feito para que se possa atingir o objetivo máximo do plano: a retirada da vacinação.

Assim, coube à FAESP – que coordenou o grupo gestor do Bloco IV – unir e condensar as informações a respeito do panorama dos estados, que foram apresentadas por meio de slides explicativos. Foram apresentadas as informações macro dos estados do bloco, o maior do país, pois contém os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal. O bloco conta um rebanho suscetível de 153.063.656 animais (bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos) e 1.539.984 estabelecimentos pecuários. Ademais, apresentou também ações desenvolvidas exclusivamente pelo setor privado com objetivo de cumprir o plano estratégico. Por fim, foram externados aos presentes críticas e sugestões dos estados sobre o PNEFA.

Um dos itens mais debatidos na reunião foi a questão dos fundos privados, no qual o Bloco IV apresentou as dificuldades dos estados que ainda não possuem fundos: indefinições quanto ao mecanismo de arrecadação (ausência de dispositivo legal) e processo de gestão para o fundo, baixo interesse e participação da cadeia produtiva envolvida, mobilização de frigoríficos de bovinos e suínos a realizarem a adesão e recolhimento ao Fundo.

Os Estados retornam dessa reunião com informações atualizadas sobre todos os blocos e com a importante missão de executar um trabalho junto às bases para melhorar a comunicação sobre a responsabilidade e participação do setor privado na execução das ações e no cumprimento das metas do plano.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário