Home » FAESP participa do esforço internacional na luta contra a febre aftosa

FAESP participa do esforço internacional na luta contra a febre aftosa

08 de setembro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

A erradicação da febre aftosa é uma luta constante da pecuária brasileira, e nesse sentido o país tem conquistado grandes avanços, principalmente com a expansão das áreas livres sem vacinação.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) tem participado desse esforço nacional, atuando ativamente junto aos produtores rurais, orientando e apoiando as ações de vacinação, além de participar da construção de políticas públicas para a retirada da vacina de forma segura.

Para orientar e contribuir para a definição das estratégias continentais, a entidade participou como ouvinte da 47ª Reunião da Comissão Sul-Americana de Luta Contra a Febre Aftosa (COSALFA), organizada pela Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA) e do Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria – Senasa da Argentina. Participaram do evento, realizado em 27 e 28 de agosto, 13 países, sendo que o Brasil foi representado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ao longo dos dois dias, a reunião apresentou diversas informações, como o andamento do controle da doença nas Américas, acordos de cooperação técnica entre nações, protocolos e processos veterinários, dentre outros. Com exceção da Venezuela, todos os outros países latino-americanos estão conseguindo controlar a doença, principalmente graças ao uso de vacinas.

A pandemia de Covid-19, que tem causado grandes impactos globais, também foi tema do encontro. Reforçou-se a necessidade da segurança alimentar em toda a cadeia produtiva e de abastecimento. Isso resultará na criação de um protocolo para o comércio seguro de produtos cárneos.

O Brasil tem se destacando nesse processo, pois está participando de diversas ações de cooperações entre países, com destaque às parcerias com o Laboratório de Defesa Agropecuária de Minas Gerais e o Instituto Biológico de São Paulo.

A 48ª Reunião da COSALFA está prevista para 2021, no Paraguai.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário