FAESP participa do 1º Congresso de Cooperativismo da OAB
Vice-presidente da Federação falou sobre a importância das cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro
Representada por seu vice-presidente, Tirso Meirelles, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), participou nesta quinta-feira (30), do 1º Congresso de Cooperativismo realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.
Meirelles compôs a mesa de abertura do evento e falou sobre a importância do cooperativismo para a manutenção e desenvolvimento da agricultura nacional; além de participar do 1º painel do Congresso, que teve como tema: Agro, a importância do cooperativismo no agronegócio e a parceria com o Estado.
“O cooperativismo se destaca pela sua participação no setor agropecuário e sem dúvida a agricultura brasileira alcançou o status de impulsionador da economia brasileira devido a atuação das cooperativas. Por isso, encontros como esse, realizados pela OAB para debater esse tema com juristas e nomes tão relevantes desse setor, são fundamentais para fortalecer ainda mais o cooperativismo no Brasil”, destacou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP.
Também participaram da mesa de abertura Almir Pazzianotto, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho; Massami Uyeda, ministro aposentado do STJ; Costantino Savatore Morello Jr, presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB; Giovanni Pietro Morello Porto, coordenador de licitações da Comissão de Cooperativismo da OAB; Soraya Galassi Lambert, juíza do Trabalho da 14ª Vara do Trabalho do Fórum da Zona Sul; e Daniela Colloca do Amaral, 1ª vice-presidente da Comissão de Cooperativismo da OAB.
O evento foi realizado no salão nobre da OAB, na capital paulista, e abordou questões fundamentais sobre o cooperativismo em diversos setores, entre eles o agronegócio. Temas como crédito, reciclagem, saúde, trabalhista e tributário, também foram abordados no encontro.
O objetivo do Congresso foi proporcionar uma oportunidade única para profissionais, estudantes, gestores e membros de cooperativas, assim como todos os interessados em cooperativismo, a dividirem suas experiências e aprofundarem seus conhecimentos.
“Atualmente, entre as maiores empresas do agronegócio brasileiro, estão grandes cooperativas. Esse modelo de negócio, que elimina intermediários, garante uma maior remuneração aos produtores rurais, além de inúmeras vantagens em situações nas quais os agricultores teriam dificuldades de trabalhar sozinhos, como a comercialização, capacitação, logística e armazenagem da produção”, ressaltou Meirelles.
Galeria
Compartilhe
Tags
Artigos relacionados
- Sucos de laranja, celulose, carne bovina in natura e café verde elevam exportações paulistas
- FAESP realiza encontro virtual para esclarecimentos do módulo “Processo Trabalhista” no eSocial
- 10ª edição do Acompanhamento da Safra de Cana-de-Açúcar da FAESP: produção paulista estimada em 328,2 milhões de toneladas
Deixe seu comentário