FAESP participa de lançamento da tecnologia 5G aplicada ao Agronegócio.
Nesta sexta-feira (25), o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, participou de evento de lançamento da tecnologia 5G aplicada ao agronegócio. A cerimônia, realizada no Centro Universitário Facens (Unifacens), em Sorocaba (SP), contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o ministro das Comunicações, Fabio Faria, autoridades do poder público municipal e lideranças da agropecuária paulista.
Durante o evento foi exibido o potencial da tecnologia 5G para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio com recursos inteligentes que otimizam a produção. A principal demonstração foi feita a partir de um pulverizador de plantas, que funcionará de forma autônoma nas plantações. De acordo com os desenvolvedores do equipamento, a proposta é trazer mais eficiência na dispersão dos insumos agrícolas, já que a máquina é capaz de identificar os locais que precisam ser pulverizados sem a intervenção humana.
Na ocasião, o presidente Bolsonaro também conheceu o centro tecnológico da instituição, o 5G Smart Campus Facens, onde o equipamento apresentado vem sendo desenvolvido. A Facens mantém parceria com três empresas para inovações relacionadas à essa tecnologia. Durante a apresentação, a ministra Tereza Cristina destacou que o agronegócio brasileiro já conta com forte presença de tecnologia, o que vem permitindo ao Brasil manter uma agricultura moderna, de precisão e sustentável. “Podemos fazer ainda mais quando tivermos a conectividade democratizada. Nós temos um número muito impressionante: hoje são apenas 23% de conectividade na área rural. Quanto aumentarmos ou dobrarmos essa conectividade será possível aumentar em 50% o PIB agrícola do nosso país. A agricultura vem carregando o país neste momento difícil, está fazendo o seu dever de casa. Imaginem quando tivermos toda esta tecnologia para muito mais produtores”, declarou.
A FAESP defende o uso da tecnologia 5G como importante elemento para trazer mais competitividade ao agronegócio. De acordo com o vice-presidente da Federação, Tirso Meirelles, esse tipo de inovação tem grande potencial para tornar viável o uso de sensores conectados ao solo, às plantas e aos animais e controle remoto inteligente dos sistemas de irrigação. “Esses dispositivos estarão presentes em todas as fases da lavoura, desde a preparação da terra e plantio até a colheita ou criação e manejo do gado. Todos eles estarão interligados à nova rede da internet de alta velocidade”, declarou.
O vice-presidente da FAESP também lembra que os produtores já utilizam dispositivos como os drones, mas, com o 5G, eles poderão ter otimizadas as suas operações, viabilizando a agricultura de precisão. “A inteligência artificial é outro importante avanço que só tem a contribuir, pois assim será possível monitorar o campo e identificar, por exemplo, plantas infectadas, fazer a aplicação localizada de defensivos agrícolas, com economia, ganhos ecológicos e de eficiência”, completou Tirso Meirelles.
Deixe seu comentário