Home » FAESP participa da 38ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CEDAF-SP)

FAESP participa da 38ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CEDAF-SP)

29 de julho, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

A FAESP participou, na última sexta-feira, dia 24, da 38ª reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (CEDAF-SP), na qual foi apresentado levantamento sobre os impactos da pandemia da Covid-19 no segmento. O relatório foi elaborado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A sondagem indicou que dificuldades no acesso às tecnologias digitais, renda em queda e demanda por crédito para custeio e investimento na nova safra são os principais problemas.

Com base nessas informações, a CDRS recomenda investimentos nas áreas de inclusão digital e infraestrutura de telecomunicações, com o propósito de incentivar as comunidades rurais a explorarem mais os canais de comunicação e ferramentas on-line. Tais avanços são totalmente alinhados com os objetivos da FAESP e do SENAR-AR/SP.

“O SENAR está muito empenhado em usar os aplicativos e a tecnologia como recursos para viabilizar a educação na zona rural”, observa o vice-presidente da FAESP, Tirso de Salles Meirelles, concluindo:”Estamos empenhados em contribuir para aumentar a conectividade no campo”.

A crise causada pela pandemia da Covid-19 afetou diversos produtores rurais, que viram suas rendas serem fortemente impactadas, e 59% das famílias entrevistadas tiveram alguma perda de renda durante a pandemia.

Para auxiliá-las, a SAA apresentou o Programa Cesta Verde, que oferecerá variedade de frutas, verduras, legumes e tubérculos a famílias com alto grau de insegurança alimentar.

Os produtos serão comprados de pequenos agricultores do Estado, com recursos do Ministério da Cidadania. Serão contemplados 1,6 mil produtores, por meio da aquisição de 3,5 mil toneladas de alimentos. O investimento será de R$ 10,5 milhões. Cada produtor poderá receber do programa até R$ 6,5 mil.

O Sistema FAESP- SENAR/SP apoia a iniciativa, uma vez que uma de suas maiores preocupações é a sobrevivência dos pequenos negócios, fortemente atingidos pela pandemia.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário