Home » FAESP integra reunião sobre o setor de irrigação

FAESP integra reunião sobre o setor de irrigação

23 de setembro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Com o objetivo de dialogar e promover ações integradas em benefício dos produtores rurais, a equipe técnica da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), acompanhou a reunião da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil), voltada para o setor de irrigação. Na apresentação, foram discutidos temas sobre gestão de água, governança e a expansão da agricultura irrigada no país.

A reunião abriu espaço para ouvir ideias com o objetivo de trabalhar as demandas e gargalos no que diz respeito ao trabalho do produtor e sua participação no sistema nacional de recursos hídricos.

Nelson Ananias Filho, coordenador de Sustentabilidade da CNA, apresentou a equipe técnica cada assunto da pauta, com destaque para “Benchmarking: Gestão pelo uso da água no Brasil: caso do Rio Grande do Sul”.

Houve ainda a apresentação do estudo “Diagnóstico da governança e participação do produtor rural nos comitês e agências”, levantado por Vanessa Prezotto Silveira, assessora técnica da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, para exemplificar como está a ocupação desses espaços.

Na reunião também foi discutido o Projeto de Lei 550/2019, de origem do senado federal, que trata de normas e instrumentos para a alteração da política nacional de barragens, que passou a ser uma atribuição do conselho nacional de recursos hídricos após alteração da Lei 9.433. O PL foi analisado assim como os seus possíveis impactos para o agro.

Entre os informes gerais, foram divulgados temas de interesse para o setor de irrigação, como estudos segmentados e desdobramento das questões das tarifas sazonais, como parte da estratégia de trabalho para os próximos dias.

A reunião faz parte do movimento criado para incentivar a integração do sistema de gestão de água. A Federação apoia a proposta de que sejam agendadas mais reuniões como essa, para promover ações que possam trazer o produtor rural como agente qualificado e essencial para o centro dessas discussões.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário