Home » FAESP Informa: Distribuidoras de energia alertam para os cuidados com redes elétricas em época de festividades juninas

FAESP Informa: Distribuidoras de energia alertam para os cuidados com redes elétricas em época de festividades juninas

16 de junho, 2023 - por FAESP

Entenda alguns cuidados necessários para manter a segurança e evitar choques e queimaduras

Com as festas juninas ocorrendo em todo o estado de São Paulo em “arraiás” e quermesses, é muito importante reforçar os cuidados com redes elétricas, seja em casa, nas praças ou nas ruas. As distribuidoras paulistas de energia – ENEL, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz, EDP Brasil, Neoenergia Elektro e Grupo Energisa – estão alertando a população quanto às queimaduras provocadas por acidentes com a energia elétrica.

Fogueiras, fogos de artifícios, bandeirolas e balões representam os principais riscos de acidentes com energia nessa época do ano. No caso de ambientes externos, por exemplo, enfeites aéreos como bandeirinhas, não devem ser amarrados em postes ou bocais de lâmpadas. Além disso, arames e fios metálicos também não devem ser utilizados para fixação dos ornamentos. Deve-se muito cuidado também com o uso excessivo de conexões, emendas e extensões, que podem causar acidentes. Fogueiras devem ser feitas em locais abertos e longe da rede elétrica ou cabos de energia, enquanto os fogos de artifício devem ser manuseados a uma distância segura dos fios de energia e em locais amplos – apenas por adultos e sempre a uma distância segura de outras pessoas.

Aterramento ou instalação de pontos de eletricidade em barracas, palcos, arquibancadas e outras estruturas deve ser feito exclusivamente por profissionais capacitados. E os materiais utilizados devem ser adequados: nada de improvisos! Em caso de necessidade, é importante procurar a distribuidora de energia da sua região para mais esclarecimentos e providências para se fazer ligações provisórias ou afastamento da rede de distribuição de energia com segurança por técnicos especializados. Importante lembrar que soltar balões é crime previsto em lei e que acarreta sérios danos!

Compartilhe essa mensagem com sua lista de contatos, em especial pessoas que estejam envolvidas com a realização de festas e eventos

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário