Faesp Informa: CVM lança novo marco regulatório para Fiagro
O objetivo é ampliar o acesso do setor agropecuário aos recursos da poupança pública por meio de fundos de investimento
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou a Resolução CVM 214, que regulamenta os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro).
A nova norma, que substituirá a Resolução CVM 39, visa ampliar o acesso do setor agropecuário aos recursos da poupança pública, estabelecendo regras de transparência, governança e conduta para os fundos.
Em vigor a partir de março de 2025, os Fiagro terão maior flexibilidade em suas políticas de investimento, podendo atuar como fundos multimercado voltados para o agronegócio.
A regulamentação abrange investimentos em Cédulas de Produto Rural (CPR), imóveis rurais e participação em sociedades da cadeia produtiva, além de incluir o mercado de carbono e a compra de Créditos de Descarbonização (CBIO).
O crescimento dos Fiagro, que já acumulam R$ 37 bilhões em patrimônio líquido distribuído entre 115 fundos, reforça seu papel essencial no financiamento do setor agropecuário.
A CVM, com foco em aumentar a participação do agronegócio no mercado de capitais, firmou parcerias com entidades como o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA) para facilitar o acesso do setor ao mercado financeiro.
“Faesp Informa” traz informações de fontes externas, não representando as opiniões da Federação e dos sindicatos rurais.
Deixe seu comentário