FAESP Informa: CNPE aprova aumento para 12% da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel
A medida tem objetivo de fomentar produção de biocombustíveis no País e reduzir importação de óleo diesel, podendo e gerar maior demanda no setor produtivo
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou em sua primeira reunião da atual gestão, realizada no mês passado, o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido no Brasil. A medida já está em vigor: o teor da mistura passou a ser de 12%, sendo que antes era de 10%.
A medida visa fomentar a produção de biocombustíveis no país e reduzir a importação de óleo diesel. Para a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), a mudança representa um novo momento da política energética brasileira, valorizando ainda mais a produção dos biocombustíveis no Brasil e contribuindo para a geração de empregos, renda e mais oportunidades aos brasileiros.
A estimativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que a produção nacional de biodiesel passe dos atuais 6,3 bilhões para mais de 10 bilhões de litros anuais, entre 2023 e 2026. Além disso, está prevista a redução da importação de 1,3 bilhão de litros de óleo diesel em 2023 e de 4 bilhões de litros em 2025.
Trata-se de uma medida importante para os produtores rurais e uma sinalização de que a produção de biocombustíveis será reforçada no Brasil. O CNPE é um órgão de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia, composto por ministérios como Fazenda, Transportes, Casa Civil, Relações Exteriores, Meio Ambiente e Mudança do Clima, Cidades e Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Deixe seu comentário