Home » FAESP em São Roque de Minas: Conexões transformadoras, cooperativismo e muito sabor na Serra da Canastra

FAESP em São Roque de Minas: Conexões transformadoras, cooperativismo e muito sabor na Serra da Canastra

21 de novembro, 2023 - por FAESP

Missão Empresarial reuniu importantes entidades e uniu forças para impulsionar o cooperativismo e celebrar o sabor único da Serra da Canastra

A cidade de São Roque de Minas recebeu uma missão empresarial liderada por técnicos do SEBRAE-SP em parceria com o Sistema FAESP/SENAR-SP (31/10). Inspirados pela rica história cooperativista da região, representantes técnicos do Sebrae, da FAESP, SENAR-SP, presidentes de sindicatos rurais e um grupo de líderes de diversos setores como o de alimentos e de comércio, participaram de uma agenda de atividades em prol do intercâmbio de conhecimentos. O grupo teve a oportunidade de conhecer o modelo desenvolvimentista de São Roque de Minas – SAROM, embasado na vocação regional, identificação geográfica (queijo da canastra) e na essência do cooperativismo.

Como parte dessa agenda, a missão técnica em São Roque incluiu a Cooperativa Educacional Sarom, criada pela Sicoob Sarom, antiga Fundação Saromcredi, que emergiu nos anos 1990, resgatando a economia local e se tornando uma força reconhecida não apenas em Minas Gerais, mas internacionalmente.

Atualmente, o Sicoob Sarom é mais do que uma instituição financeira; é um agente de desenvolvimento local, identificando as potencialidades econômicas em 19 municípios mineiros. Sua abordagem fomenta a cooperação, evidenciando como o cooperativismo pode ser uma força transformadora – sendo a educação fundamental para essa transformação.

A Cooperativa Educacional Sarom (CES) promove uma educação baseada nos valores do cooperativismo, no comportamento empreendedor e na educação financeira, sendo um exemplo do papel transformador do cooperativismo. Como resultado, os alunos do CES se tornam verdadeiros protagonistas em suas histórias.

O sucesso do CES deu origem ao Movimento CoopEducação, um programa do Sicoob Sarom destinado a formar jovens protagonistas na construção de uma sociedade mais consciente, colaborativa e próspera. O Movimento dissemina o modelo cooperativista para as escolas públicas e privadas nas cidades onde atua. Durante a missão, os alunos do CES destacaram como o projeto os prepara para desafios por meio de trabalho em equipe e da comunicação, no resgate de valores essenciais em um mundo cada vez mais digital.

O grupo participante da missão conheceu também a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), onde saborearam o queijo canastra produzido pelos associados. O nome “Canastra” dado a este queijo é de uso exclusivo dos produtores da região e a Aprocan cuida para que outros produtores não se apropriem do nome e também trata de preservar as técnicas artesanais de produção de queijo e a promoção dessa atividade: o queijo é feito de maneira tradicional há mais de 200 anos, com leite cru prensado à mão. Ainda na agenda na cidade, o grupo visitou a primeira escola de mestres queijeiros do Brasil: a Mestraria da Canastra – Centro de Referência de Queijos Artesanais, que ensina técnicas para produzir o Queijo Minas Artesanal (QMA) de leite cru.

Dentre os participantes da missão, estiveram: Paulo Arruda, gerente Sebrae Ribeirão Preto; Marcelo Gasparini, gerente do SENAR-SP de Ribeirão Preto; Erica Monteiro de Barros, assessoria técnica do Departamento Econômico da FAESP; membros da comissão técnica de bovinocultura de leite da FAESP; Luiz Otávio Motta, presidente do Sindicato Rural de Piraju; Aldo Dalasta, presidente do Sindicato Rural de Brotas; Miguel Porto Neto, do Grupo Ciesp; Carlos Henrique Ferreira, gestor de Marketing da Acirp; Ronaldo Mazzoni, da Cresol cooperativa de crédito; Maria Helena Alecrim de Freitas, do Senai de Ribeirão Preto; Angelo Morales, coordenador técnico da ATeG/SENAR-SP; Maurício Donizeti Rodrigues, diretor operacional da Sicoob; Adriana Silva, do Instituto Paulista de Cidades Criativas; Bruno Santos, consultor do Sebrae de Ribeirão Preto, da Sincovarp e CDL de Ribeirão Preto, André Rezende da CDL e Sincovarp, além dos agentes e representantes do Ali Rural/Sebrae Maisa Melo Heker, Paloma Mançarini, Laís Tatero Carvalho, Rafael Dib, Maycon Castro, Vania Casari Mussato e Paulo Cesar Garcia Lopes, e outros.

Galeria

Crédito fotos: Revista Agro S/A

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário