Home » FAESP e sindicatos rurais participam de discussões sobre o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Sistema Cantareira

FAESP e sindicatos rurais participam de discussões sobre o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Sistema Cantareira

12 de fevereiro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Técnicos da FAESP participaram da Plenária do Conselho Consultivo da APA do Sistema Cantareira, realizada no início do mês (07/02), em Joanópolis-SP, onde se consolidou a proposta de Plano de Manejo da Unidade de Conservação.

Na reunião, os conselheiros manifestaram-se favoravelmente ao texto construído após amplo debate junto à sociedade civil, e análise das contribuições recebidas durante o período de consulta pública, que se deu durante o ano de 2019.

Foram 12 votos a favor e uma abstenção entre os conselheiros, sendo eles ligados ao setor rural, ao governo, às prefeituras, ONGs e às instituições de ensino e pesquisa.

A FAESP e os sindicatos rurais de Amparo, Bragança Paulista e Piracaia empreenderam grande esforço para a construção de um Plano que seja passível de cumprimento, mas, principalmente, que garanta a proteção e segurança jurídica para as atividades e empreendimentos agrícolas existentes na APA.

Vale destacar que possíveis divergências poderão ser avaliadas no Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA, onde a Federação possui representante, bem como as futuras revisões do Plano de Manejo permitirão a realização de ajustes, na medida em que ocorrer sua implantação, avaliação e monitoramento.

Próxima etapa

O Plano de Manejo, que contempla as etapas de diagnóstico, zoneamento e programas de gestão, seguirá para análise e parecer da Comissão Temática de Biodiversidade e posterior apreciação final pela Plenária do CONSEMA.

Sobre a APA Sistema Cantareira

A Área de Proteção Ambiental Sistema Cantareira foi criada em 1998 e abrange os municípios de Mairiporã, Atibaia, Nazaré Paulista, Piracaia, Joanópolis, Vargem e Bragança Paulista. Os atributos ambientais protegidos pela APA são os mananciais hídricos de abastecimento público, em especial, os que drenam para os reservatórios hídricos de Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro. Também possui como atributos as cachoeiras, como a Cachoeira dos Pretos, e os promontórios, como a Pedra Grande, em Atibaia, e Pedra Bela, no município de mesmo nome.

Sua área é bastante urbanizada, parcialmente, localizada na região metropolitana de São Paulo, tendo Atibaia e Bragança Paulista como as cidades mais urbanizadas. A delimitação da APA se sobrepõe às APAs Piracicaba/Juqueri-Mirim – Área II e Represa Bairro da Usina, reforçando a proteção aos recursos hídricos da região, particularmente as áreas que formam a bacia do Sistema Cantareira, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da região metropolitana.

Figura 1: Mapa da proposta de Zoneamento da APA Sistema Cantareira

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário