FAESP divulga levantamento sobre os resultados da safra de café em 2021
Já estão disponíveis para consulta o levantamento com resultados da safra de café em 2021. O relatório confirma as estatísticas de fechamento da safra nacional e estadual que previam redução em comparação à safra anterior.
O documento “Acompanhamento da Safra Paulista 2021” foi elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) a partir de dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com números sobre área cultivada, produção e parque cafeeiro em nível nacional, com destaque para os números do Estado de São Paulo.
A publicação constata que a queda na produção da safra 2021 já era esperada, mas que o volume colhido foi ainda menor do que indicavam as estimativas, em virtude das adversidades climáticas ocorridas ao longo do ciclo de desenvolvimento da cultura. A ocorrência de geadas e a seca prolongada impactaram diretamente a produção deste ciclo, avaliada em 4 milhões de sacas (volume 35,2% inferior às 6,2 milhões de sacas colhidas na safra anterior). O rendimento caiu de 30,7 sc/ha para 20,2 sc/ha (-34,1%).
Como este ano foi parte de um ciclo de bienalidade negativa (período de menor produtividade devido à necessidade de recomposição do vegetal), os cafeicultores destinaram maiores áreas à formação do que à produção. Por isso, em 2021, 636,49 milhões de cafeeiros foram destinados à produção (queda de 1,7%) e 43,14 milhões à formação (aumento de 3,1%).
Outros números podem ser conferidos na íntegra da publicação abaixo:
Deixe seu comentário