FAESP continuará atuando contra o PL 31/18 que proíbe no Estado de São Paulo a exportação de animais vivos
Ao longo desta semana foi realizado um trabalho intenso por representantes da FAESP na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, visando a não aprovação do PL 31/2018, que proíbe no Estado de São Paulo o embarque marítimo e/ou fluvial no transporte de animais vivos para abate.
Na quarta-feira houve uma derrota parcial e foi aprovado o regime de urgência para tramitação do projeto, assim como foi aprovado o PL no Congresso de Comissões, o que permitiria a votação do seu mérito em Plenário na quinta-feira.
Entretanto, ontem, o projeto não entrou em pauta devido ao baixo quórum e graças ao apoio de alguns parlamentares, sobretudo dos Deputados Barros Munhoz, Itamar Borges, Davi Zaia e Marco Vinholi. Registre-se que foi absolutamente fundamental para esse adiamento a mobilização da Federação/Sindicatos Rurais e ação do Presidente da FAESP junto aos parlamentares ao longo da semana e, em especial, na sessão de ontem.
As entidades envolvidas na discussão e os Deputados ligados ao setor acreditam que só um envolvimento do Presidente da FAESP junto aos Sindicatos Rurais para atuação em nível municipal e regional nas bases dos Deputados Estaduais e a produção de materiais técnicos consistentes que desmistifiquem os vídeos e a história que está sendo contada com o PL 31 pode ser capaz de frear o processo, pois a tendência predominante é pela sua aprovação.
Na próxima semana será preciso manter a mobilização para evitar a aprovação do projeto antes da votação da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e do recesso legislativo. Com isso, haverá tempo para preparar argumentação complementar e se fazer um trabalho de sensibilização junto aos deputados, elucidando que não há maus-tratos aos animais e sim um alto padrão de gestão da pecuária brasileira.
Além da FAESP, as entidades presentes na ALESP foram: ABREAVE – Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos, ABEG – Associação Brasileira dos Exportadores de Gado, CNPC – Conselho Nacional de Pecuária de Corte, ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal e SRB – Sociedade Rural Brasileira.
Compartilhe
Artigos relacionados
- CNA e FAESP promovem a edição Café do Circuito de Resultados Campo Futuro em Caconde
- Resolução da SAA revoga artigos da norma que impunha exigências desnecessárias aos produtores
- Sindicato Rural de Caconde, com orientação do Sistema FAESP-SENAR/ SP, à frente da campanha de prevenção ao Novo Coronavirus
Deixe seu comentário