Excesso de chuva provocou alagamentos e perdas na produção de banana no Vale da Ribeira
Depois de mais de uma semana de chuva pesada, na região de Miracatu ( Vale do Ribeira) que compreende os municípios de Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu, os bananicultores da região contabilizam mais de 50% de perdas na produção. As chuvas interditaram estradas, derrubaram pontes, prejudicaram pastagens, estradas. Na região os bananais abrangem 300 hectares, com produção de 25 toneladas por hectare /ano.
O Rio São Lourenço teve elevação de três metros e inundou propriedades que ficam às margens de rodovia, alagando totalmente as plantações. Em nove horas choveu mais de 300 milímetros, mais que o volume de chuvas para o mês inteiro. Plantações de banana da região foram arrastadas pela enxurrada.
Como informa Joaquim Fernandes Branco, Presidente do Sindicato Rural de Miracatu e Integrante da comissão de política agrícola da FAESP, depois de uma semana de chuva forte, a caixa de banana que era comercializada a quatorze reais, não consegue ser comercializada no mercado por mais de 7,00 reais, perfazendo um prejuízo de mais de 2 milhões aos produtores.
Agora, a recuperação dos bananais e perdas dos bananicultores podem levar um ano.
A banana é uma das frutas mais populares do planeta. O Brasil planta cerca de 500 mil hectares e colhe 6,5 milhões de toneladas por ano, sendo o quarto maior produtor mundial. São Paulo, norte de Minas e sul da Bahia lideram a oferta nacional.
A produção paulista se concentra no Vale do Ribeira, com 34 mil hectares e produção de 680 mil toneladas anuais, ou cerca de 10% da produção brasileira.
Deixe seu comentário