Home » FAESP informa: SIMAF é instituído por Instrução Normativa

FAESP informa: SIMAF é instituído por Instrução Normativa

08 de maio, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

O Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instituiu, por meio da Instrução Normativa – IN 12, o Sistema Integrado de Manejo de Fauna (SIMAF) como sistema eletrônico para recebimento de declarações e relatórios de manejo da espécie exótica invasora javali, Sus scrofa. O detalhamento das implicações da legislação, ações e procedimentos poderão ser esclarecidos no Curso de Controle Populacional do Javali disponibilizado pelo SENAR/SP, que pode ser objeto de programação nos Sindicatos Rurais filiados.

O SIMAF foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar nos processos necessários ao manejo do javali, normatizados pela IN Nº 03/2013 do Ibama, que não estavam informatizados e era uma reivindicação frequente dos controladores de javalis em todo o país. Esse sistema tem capacidade de gerenciar os dados de ocorrência de suídeos asselvajados no Brasil, bem como as ações de controle para possibilitar o monitoramento do manejo.

O SIMAF foi entregue ao Ibama para operacionalizar o sistema, informatizando os processos previstos na IN 3 e o Plano Nacional de Manejo do Javali/MMA, que entrou em vigência em 2017. Entre as funcionalidades do SIMAF estão: a emissão online de declarações e autorizações de manejo, a geração de mapas de distribuição da espécie e relatórios gerenciais das ações de controle para o órgão gestor.

O Sistema FAESP/SENAR-SP ciente dos prejuízos causados às atividades agropecuárias e que refletem negativamente na produtividade das propriedades rurais, vem atuando no nível estadual e federal para que o problema causado pelo javali seja rapidamente resolvido para o produtor rural.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário