Entidades comemoram Dia Mundial do Leite e pleiteiam maior valorização do setor
No Dia Mundial do Leite, entidades do setor pleiteiam maior valorização da cadeia leiteira, com apoio ao consumo de leite e derivados, alimentos extremamente saudáveis.
A cadeia produtiva do leite nacional gera milhões de empregos direta e indiretamente, produzindo com muita responsabilidade, preservando o meio ambiente, com bons tratos animais, e fixando milhares de famílias no campo, evitando o êxodo rural e o inchaço das cidades. O consumo do produto, assim como seus derivados, trazem benefícios à saúde, pois o leite é um alimento super completo.
Segundo o CEPEA, a Cadeia do leite foi afetada, em razão da quarentena imposta pelo co ronavírus, o que interferiu fortemente nas vendas de queijos industrializados – houve queda de cerca de 50% nas vendas deste derivado. Já no setor de derivados artesanais de leite, principalmente queijos, a forte recessão no setor de turismo, além do funcionamento intermitente das feiras livres durante a quarentena, também fizeram despencar a renda – e a produção – de 175 mil famílias no País que trabalham com produção de lácteos artesanais.
Entretanto, a quarentena contribuiu para que as famílias brasileiras elevassem seu consumo de produtos lácteos dentro de casa, conforme pesquisa feita pelo Centro de Inteligência do Leite (CI Leite), da Embrapa Gado de Leite, em parceria com a Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG).
Compartilhe
Artigos relacionados
- Semeadores do Agro realizam reunião semestral ordinária e são recebidas na ALESP para homenagem
- Mesa de Diálogo Regional do Café aborda principais causas de autuações durante a fiscalização no período de safra
- FAESP avalia ações para aprimorar escoamento da produção de Hortaliças, Flores e Orgânicos
Deixe seu comentário