Home » Em cinco municípios, palestras sobre Rastreabilidade para frutas e hortaliças na Caravana Família Nação Agro SENAR-SP

Em cinco municípios, palestras sobre Rastreabilidade para frutas e hortaliças na Caravana Família Nação Agro SENAR-SP

10 de dezembro, 2018 - por FAESP/SENAR-SP

Nesta semana, de 10 a 14 de dezembro, a Caravana Família Nação Agro SENAR-SP percorrerá cinco municípios do interior paulista para a realização de palestras sobre o relevante tema Rastreabilidade para frutas e hortaliças. Serão visitadas as cidades de Piedade (10/12), Mogi Mirim (11/12), Mogi das Cruzes (12/12), Itatiba (13/12) e Indaiatuba (14/12).

Nos encontros, os produtores terão a oportunidade de tirar suas dúvidas, trocar experiências e externar suas preocupações sobre o relevante tema. Estão previstas palestras da FAESP, CATI, CEAGESP, APAS e SEBRAE-SP. Maiores informações podem ser obtidas junto aos Sindicatos Rurais das cidades que receberão a Caravana Família Nação Agro SENAR-SP.

Serão palestrantes, entre outros: Erica Monteiro de Barros, Assessora Técnica FAESP-SENAR, Daniel Pinto da Silva Kramer, agrônomo Cati, José Eduardo Carrilho, Consultor SEBRAE, Alexandre Momesso, APAS, Anita Gutierrez, CEAGESP.

A Rastreabilidade para frutas e hortaliças é oriunda da Instrução Normativa Conjunta INC nº 02/2018, que estabelece a obrigatoriedade de adoção de procedimentos de rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva dos vegetais frescos (frutas e hortaliças), para fins de monitoramento e controle de resíduos de agrotóxicos exercidos pelos dois órgãos.

As novas regras exigem que cada agente da cadeia produtiva mantenha registrado um conjunto de informações mínimas obrigatórias, de modo a permitir identificar todo o caminho percorrido pelas frutas e hortaliças, da origem ao destino, desde a propriedade em que foram produzidas até sua chegada ao consumidor. A adoção das novas práticas é obrigatória a todos os envolvidos nas etapas de produção, beneficiamento, manipulação, distribuição/transporte, armazenamento, comercialização e consolidação de frutas e hortaliças frescas, em todo o território nacional.

Acompanhe a programação completa:

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário