Departamento Jurídico da Faesp e Conselho Jurídico da CNA visitam Instituto Biológico de São Paulo
Durante a oportunidade foram apresentadas pesquisas, trabalhos internacionais e a importância do IB ao agronegócio paulista
No último dia 27, o Departamento Jurídico da Faesp juntamente de representantes de outras federações de agricultura e pecuária foram conhecer o Instituto Biológico (IB) — vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo —, referência mundial na produção, difusão e transferência de tecnologias e conhecimento científico nas áreas de agronegócio e biossegurança.
Durante a visita assistiram a palestra de Ana Eugênia de Carvalho Campos, diretora-geral do Instituto Biológico, sobre pesquisa e biológicas, controle de pragas, transferência de tecnologias e a importância do instituto (que completará 100 anos em 2027) ao agronegócio paulista.
Celso Vegro, diretor-geral do Instituto de Economia Agrícola (IEA), falou aos presentes sobre valores, índices e algumas das culturas mais importantes do estado de São Paulo, em valores de produção e de exportação. Ele também explicou a dificuldade na elaboração da tabela de preços de produtos e suas diversas subclassificações, para matemáticos e estatísticos da instituição, que precisam entregar informações com extrema confiabilidade técnica.
Além das palestras no auditório, o grupo de advogados visitou o cafezal da instituição (totalmente natural), cacaual e laboratórios onde são feitas análises fitovirologia e de fitopatologia.
Para Thiago Soares, gerente do Departamento Jurídico do Sistema Faesp, o evento foi uma excelente oportunidade para destacar a importância do Instituto Biológico de São Paulo para a eficiência da produção rural paulista.
“Compartilhar essa experiência com colegas de outros estados e demonstrar o potencial do Instituto, referência mundial em pesquisa e inovação, nos orgulhou bastante”, afirmou.
Thiago também ressaltou o incentivo do Presidente Tirso Meirelles em aproximar o produtor rural da tecnologia, visando o aumento da qualidade e a sustentabilidade da produção.
“A visita nos permitiu aprofundar cientificamente em aspectos importantes para a segurança alimentar, prioridade para a Confederação, bem como em perspectivas para a agricultura urbana, também presente nos objetivos imediatos da Faesp”, destacou Ângela Gandra, Diretora do Departamento Internacional do Faesp e do Conselho Jurídico.
“Agradecemos muito especialmente aos técnicos que nos acompanharam, e especialmente o clima de amizade, que culminou em um alegre almoço, finalizando as pautas da reunião do Conselho Jurídico, que tivemos a honra de receber.”
Deixe seu comentário