Home » Curso do SENAR-SP ensina a valorizar os alimentos

Curso do SENAR-SP ensina a valorizar os alimentos

09 de março, 2022 - por SENAR-SP

Como aproveitar melhor frutas, legumes e hortaliças, reduzindo o desperdício e valorizando a qualidade? Tudo isso é parte do curso, que promove informações básicas sobre nutrição e saúde, educação alimentar e higiene, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo

Aproveitamento

A escassez de alimentos é um tema recorrente há décadas. No Brasil a produção agropecuária passa por uma modernização constante. Nos últimos 40 anos, a área plantada no Brasil cresceu 33% e a produtividade aumentou 386%. Contudo, muitos alimentos se perdem até chegarem aos consumidores. Estudos recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) estimam que, no mundo, essa perda é de cerca de 30%. Ou seja, praticamente um terço de todo alimento produzido em nosso país vai para o lixo. Dados do IBGE mostram que, apenas no Brasil, a comida que se perde poderia sustentar 10 milhões de pessoas.

Enquanto especialistas analisam as soluções em infraestrutura e tecnologia para reduzir esse desperdício, o consumidor pode fazer sua parte aproveitando melhor os alimentos que compra. Além disso, ao usar partes dos vegetais que normalmente jogaria fora é possível usufruir mais de seus nutrientes. O curso “Aproveitamento integral dos alimentos” oferecido pelo Serviço de Aprendizagem Rural (SENAR-SP) ensina, por meio de aulas práticas e dinâmicas, a aproveitar ao máximo frutas, legumes e hortaliças, utilizando todas as suas partes, desde a polpa, as folhas, as cascas, talos e, em alguns casos, até as sementes. Em apenas dois dias, os alunos aprendem receitas com abóbora, banana, brócolis e limão. Mas as aulas ensinam muito mais do que executar receitas criativas, elas ajudam os alunos a despertar a consciência para a redução do desperdício, valorizando o dinheiro gasto e contribuindo com a diversificação do cardápio no dia a dia.

A instrutora Fanny Paulina Kriechle Kuhnle há mais de 20 anos dá aulas relacionadas a culinária e educação nutricional na região de Piedade, município essencialmente agrícola. Ela diz que o curso atrai muitas pessoas da agricultura familiar, ou de baixa renda, parentes de proprietários rurais e outros interessados em melhorar sua alimentação e reduzir o desperdício. “Aprendem na prática mesmo, pois todos participam das receitas. Por exemplo, no curso tem uma receita de charuto com folha de brócolis. Orientamos que o original é feito com folha de uva, mas quem não tem parreira pode usar o repolho. Cada receita dá todas as variantes que os alunos podem seguir”, explica. Muitos alunos ficam surpresos com as possibilidades que os alimentos proporcionam na hora de usar a criatividade na cozinha. “A ‘estrela’ do curso é o coração da banana. Os alunos jamais imaginam que existem tantas alternativas para usar esse ingrediente, inclusive para consumir em substituição à carne”, destaca.

Fanny tem formação em Direito e História e hoje compartilha seu conhecimento sobre vida saudável na alimentação adquirido em diversos cursos de especialização. “Somos um país muito rico, mas desperdiçamos muito. Quando mostro aos alunos tudo o que pode ser aproveitado dos alimentos, eles ficam atentos. O olhar deles muda quando vão à feira e eles também transmite essa ideia para pessoas próximas”, comemora.

Uma das alunas que participou do curso recentemente é Maria Aparecida Godinho de Oliveira, de 60 anos. Professora aposentada da rede estadual de ensino, ela percebeu que há muita sobra de legumes e verduras na hora de preparar a comida em casa, por isso quer colaborar com o fim do desperdício. “Ao aproveitar integralmente os alimentos, há uma melhora da qualidade de vida das pessoas. Aprendi ainda que os talos, folhas e cascas têm muitos nutrientes”, diz ela, ressaltando que, das receitas do curso, a que mais surpreendeu foi o charuto com as folhas de brócolis, pois até hoje ela só fazia charuto com folha de uva, de repolho e de caeté. “Também me surpreendeu o refogado do coração de banana”, conclui.

As atividades da linha de ação Alimentação e Nutrição da Promoção Social do SENAR-SP têm por finalidade a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural e a valorização da cultura local. Para participar, o interessado deve procurar um parceiro do SENAR-SP (Sindicatos Rurais, prefeituras conveniadas ou associações) de seu município ou próximo a sua região e fazer sua inscrição.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário