Curso de Artesanato com Lã do SENAR-SP complementa cadeia produtiva da ovinocultura
A Divisão de Promoção Social do SENAR-SP, em busca de aprimoramento e inovação, reformulou a atividade de Artesanato com Lã de Ovinos – Utilitários e Decorativos. Ação permite reconhecer o valor histórico e cultural presente no modo tradicional de produção, além das possibilidades de ganhos econômicos com a produção de peças decorativas de qualidade e bem aceitas no mercado.
Objetivo é confeccionar artefatos utilitários e decorativos com lã de ovinos, por meio das técnicas do beneficiamento, feltragem, crochê e tecelagem. Além de conhecerem a origem histórica e as técnicas, os participantes aprendem sobre a estrutura da lã e seus tipos, obtidos por raça de ovino e fatores que influenciam sua qualidade. O projeto também busca promover o artesanato sustentável, com o uso de materiais orgânicos para tingimento e reúso da água da lavagem da lã.
Todos os participantes recebem, ao final, informações sobre os aspectos relativos à comercialização dos produtos, para que o aprendizado transforme-se em alternativa de geração de renda para a família.
Primeiro curso em Santa Rosa de Viterbo
Entre os dias 8 e 13 deste mês, o Curso de Artesanato com Lã de Ovinos – Utilitários e Decorativos foi realizado pela primeira vez em Santa Rosa de Viterbo, no interior paulista. Os participantes executaram todos os passos para a transformação da lã bruta e exercitaram as técnicas citadas para a produção de marcador de livro, carteira, almofada, cachepô, bolsa, assento para banco, tapete e baixeiro.
“Temos um grupo que já trabalha com produção e venda de artesanato e vinha pedindo o curso há tempos”, conta Daniele Abaque, coordenadora do SENAR-SP no Sindicato Rural de Santa Rosa de Viterbo. “Com a reformulação do curso, conseguimos encontrar uma instrutora. Foi uma experiência muito gratificante. A atividade é extremamente completa e produtiva, contemplando desde o princípio até o produto final, além das várias técnicas abordadas. Os alunos gostaram bastante”.
O curso foi um sucesso entre os participantes, que pretendem comercializar as peças produzidas e se espera que, com essa atividade, as pessoas obtenham renda, aproveitando a matéria-prima, muitas vezes descartada por criadores de ovinos.
“O treinamento foi de grande importância para mim, pois, por meio dele, consegui aumentar minhas habilidades no artesanato e me reinventar neste momento tão difícil. Com certeza, incluirei em meus trabalhos o artesanato em lã”, relata Claudia Cervi, uma das participantes.
“O curso é muito completo e ensina com clareza todas as fases do artesanato em lã, desde o tratamento até a finalização. Com certeza, foi um grande aprendizado que levaremos e agregará muito em nossos trabalhos”, afirma a artesã Marcela Eduarda. “Sempre que posso, participo dos cursos do SENAR-SP, e são todos fantásticos”.
A nova atividade também promoveu um desdobramento social. Alguns Sindicatos Rurais que realizarão o curso, adquiriram lãs do Projeto Mãostiqueiras, de Campos do Jordão, que tem por objetivo evitar o desperdício de lã e transformá-la em peças decorativas, visando gerar benefícios ambientais, sociais e financeiros, por meio da capacitação de mulheres da comunidade. Juliana Bastos, a idealizadora do projeto e uma das autoras das cartilhas, conta que “essa renda veio em boa hora para as mulheres participantes, pois o local encontra-se fechado devido à fase vermelha do plano de São Paulo”.
Compartilhe
Artigos relacionados
- Novembro registra alta nos preços pagos ao produtor paulista de alface e café arábica
- Decreto Nº 59.403/2020 institui regime emergencial de restrição de circulação de veículos no município de SÃO PAULO. Serviços essenciais são excluídos da restrição
- Produtor rural deve estar atento ao calendário de vacinação contra a brucelose
Deixe seu comentário