Cresce presença e importância da mulher no agronegócio
No dia 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. O Sistema FAESP-SENAR/SP, ao registrar a importância da data, ressalta a magnifica contribuição feminina no aprimoramento do agronegócio brasileiro.
O dia 8 de março, um marco histórico na conquista do espaço das mulheres como cidadãs importantes e atuantes, em diferentes níveis, é oportunidade para o fomento e debate sobre as oportunidades que o setor privado têm de promover a igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres.
Conforme dados da PNAD-C (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de 2017, 51,6% da população brasileira é composta por mulheres. Sendo assim, com o passar dos anos, o trabalho do “homem do campo” tem sido cada vez mais realizado por elas. Por isso, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) estimula a participação feminina em todas as atividades do campo e reconhece nas decisões e etapas da produção de um dos setores mais fortes do Brasil: o agronegócio.
O Sistema FAESP-SENAR/SP, ao reconhecer o fundamental papel feminino para o mundo do trabalho, estimula a sua participação em todos os setores do agronegócio, seja no campo ou no mundo urbano, criando incentivos para que ocupe cargos de alta direção dos sindicatos rurais, nas instituições e empresas do agronegócio, aos quais tem agregado valor e dinamismo.
Atualmente, a mulher do campo é responsável por quase metade da renda familiar. Muitas produtoras, agrônomas, engenheiras, veterinárias e trabalhadoras rurais estão assumindo papéis de fundamental importância para o agronegócio brasileiro e, cada uma a seu modo, ajuda a fazer a força da agricultura nacional.
A instituição registra a enorme contribuição feminina no desenvolvimento e aprimoramento das atividades do meio rural. No Sistema FAESP-SENAR/SP elas estão presentes em todos os níveis de atuação: presidentes dos sindicatos, coordenadores e orientadoras de cursos, chefes de departamentos, funcionárias na administração.
Parabéns a todas
Comemoremos o Dia Internacional da mulher
Fábio Meirelles
Presidente do Sistema FAESP-SENAR/SP
Compartilhe
Artigos relacionados
- STF: Não incidência de ICMS sobre deslocamento interestadual de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo produtor
- PIB do Agro – único setor que apresentou crescimento no segundo trimestre de 2020
- Comissão Especial de Cafeicultura da FAESP se reúne para discutir propostas de fortalecimento da renda da atividade
Deixe seu comentário