Home » Formando os futuros líderes do agro

Formando os futuros líderes do agro

22 de março, 2023 - por FAESP

5ª edição do Programa CNA Jovem teve cerca de 120 inscritos do Estado de São Paulo; construção de habilidades e de network fazem parte do programa

Fomentar lideranças por meio da inovação, criatividade e empreendedorismo. Este é o objetivo do Programa CNA Jovem, promovido nacionalmente pela Confederação Nacional de Agricultura e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema CNA/SENAR), que está em sua 5ª edição. Em São Paulo, são 25 participantes na atual etapa do programa, que tem fases nacionais e regionais, mesclando atividades presenciais e remotas.

“O CNA Jovem é considerado um dos maiores programas de liderança para jovens do Brasil”, afirma Priscila Levorin, coordenadora e representante do Programa no estado de São Paulo. O reconhecimento não veio à toa. Realizado nacionalmente desde 2014, o CNA Jovem tem duração de doze meses e oferece oficinas e encontros temáticos, que abordam temas como liderança, autoconhecimento e resolução de problemas. Cada uma das etapas conta com atividades eliminatórias, onde são avaliados os conhecimentos e aptidão dos candidatos. Ao final, além da formação completa, os participantes podem sair com novos contratos de trabalho e um rico network, formado por pessoas de todo o País.

Passo a passo

O Programa CNA Jovem tem como alvo jovens profissionais do universo agropecuário. A exigência é que tenham entre 22 e 30 anos de idade, além de formação técnica ou superior.

A cada ano, a linha de formação é atualizada. “O Programa existe 2014 e dura praticamente o ano todo. São diversos conteúdos e, por isso, a cada edição a carga e o formato mudam um pouco, são adaptados”, explica Priscila.

A quinta edição teve início em novembro de 2022, com as inscrições – em São Paulo, foram cerca de 120 interessados. Na primeira etapa, entre novembro e janeiro, os alunos passaram por um aprendizado inicial sobre o Sistema CNA/SENAR e o setor agro. Ao final dessa fase foi aplicado o primeiro filtro – como é chamada a avaliação que define quem vai avançar no programa.

A segunda etapa, entre janeiro e abril, conta com 25 participantes. Assim como a fase anterior, esta fase ocorre remotamente, com encontros e oficinas realizados pela internet. A diferença está na presença dos facilitadores e mentores que acompanham os jovens nos desafios e oficinas, cujas temáticas este ano são Liderança e Autoconhecimento e Problemas, Dilemas e Oportunidades. Concluída a fase, será aplicado mais um filtro, definidor de quem irá para três encontros estaduais e um encontro nacional. A última fase, de caráter nacional, acontece entre outubro e novembro de 2023.

Foco nos líderes

Priscila Levorin explica a função das etapas serem eliminatórias, e como elas funcionam. “A avaliação leva em conta a atuação e envolvimento dos participantes, e também seus resultados nas provas”, diz. Segundo ela, importa menos a quantidade de participantes que cada estado consegue levar até a etapa final, e mais as características de quem chega até lá. “Não importa a quantidade de jovens, e sim efetivamente o perfil deles. O que está em foco são os perfis de liderança, pois o objetivo do Programa é desenvolver líderes e promover o networking entre eles, que é outra herança do período”, avalia.

Os encontros presenciais têm a participação de mentores e instrutores, que ajudam os jovens participantes na apreensão dos conteúdos do curso. “Temos a incumbência de indicar dois instrutores que tenham o perfil adequado para atuar nos encontros estaduais, que acontecerão em julho, agosto e setembro. Os escolhidos passarão por um treinamento em Brasília para a condução desses encontros”, adianta a coordenadora do Programa. Os temas das oficinas serão inovação, iniciativa e resolução de problemas e seus resultados esperados.

Os temas trabalhados entre janeiro e abril giram em torno dos temas de liderança e autoconhecimento.

“Os participantes refletem sobre o que é liderança por meio de teoria e realização de atividades”, diz Priscila. As expectativas para o encerramento do Programa são positivas. “É um programa muito bem estruturado, rico e de bons resultados, em que todos finalizam com ótimos contatos profissionais”, afirma.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Tags

    Deixe seu comentário