China habilita 11 novos frigoríficos brasileiros para exportação de peixe
A semana começou com boa notícia para o mercado de peixes de cultivo. Segundo a Peixe BR – Associação Brasileira de Piscicultura, a China comunicou o governo brasileiro (04/4), a habilitação de 11 novas plantas frigoríficas para a exportação de peixes de cultivo, em 9 estados brasileiros.
A Peixe BR informou que a ampliação das unidades autorizadas a enviar pescados para o país asiático é uma demanda antiga do setor e pode representar um aumento significativo nas vendas externas.
Em 2019, a tilápia consolidou-se como o carro-chefe dos negócios internacionais, com alta de 19% no volume exportado. O Brasil é o 4º maior produtor de tilápia do mundo, atrás de China, Indonésia e Egito. A produção nacional somou 432.149 toneladas em 2019. A espécie, aliás, já representa 57% da produção nacional.
“É uma demanda antiga da atividade. Com a habilitação, temos a oportunidade real de enviar nossos produtos para um grande mercado consumidor, que tem sido o principal destino das exportações brasileiras.”, avaliou Francisco Medeiros, presidente da Peixe BR.
As novas empresas habilitadas para exportação de tilápia para a China são, Copacol (PR), Netuno (BA), Trutas NR (MG), Vitalmar (SC), Global Food (SP), C.Vale (PR), Zaltana (RO), Frigopesca (MT), Lakes Fish (GO), Pescado DuVale (RO) e Bem Bom Pescados (GO).
Deixe seu comentário