Home » Carnaval movimenta o turismo rural no estado de São Paulo

Carnaval movimenta o turismo rural no estado de São Paulo

21 de fevereiro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Em pleno Carnaval, quem não gosta da folia e da agitação, não precisa se preocupar. Os municípios paulistas são bons anfitriões quando se trata de turismo rural, diversas regiões do estado possuem belas paisagens, serras, montanhas e cachoeiras, onde os turistas podem aproveitar para conhecer ou simplesmente descansar. E é nessa época que se destaca o empreendedorismo dos produtores rurais para chamar a atenção dos visitantes.

Além de opção de lazer, o turismo rural possibilita um intercâmbio cultural, e a prática constitui em uma alternativa de renda para as famílias rurais.

Desde 2004, o Programa de Turismo Rural do SENAR-SP capacita gratuitamente produtores rurais em todo Estado, impulsionando o empreendedorismo no campo com técnicas de como identificar e implantar negócios de turismo, e agregar valor às suas propriedades. Tudo isso, de acordo com os recursos encontrados nas localidades, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família. “O nosso trabalho é este, estimular as pessoas a buscarem de forma organizada e inovadora novos produtos ou serviços dentro das atividades agropecuárias, e dar suporte aos já existentes.” explicou Jair Kaczinski, chefe do departamento de Formação Profissional Rural do SENAR-SP.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, pelo menos 3% de todos os turistas do mundo orientam suas viagens para o universo rural, representando uma das atividades mais potenciais para as próximas décadas.

Com cerca de 10 mil habitantes, São Bento do Sapucaí é um dos destinos procurados por turistas no Estado. Além de manter as tradicionais marchinhas e bonecões de rua, o município possui vários atrativos, principalmente na área rural, como pousadas, propriedades com cafés típicos da roça, artesanatos, museu carro de boi, vinícola, azeite, caminho da fé, cachoeiras e a famosa Pedra do Baú.

“Durante o carnaval a movimentação nas propriedades rurais, aumenta cerca 80%. Os turistas têm a oportunidade de conhecer lugares diversos como a Casa do Artesão, restaurantes com gastronomia típica, são lugares que ao longo dos anos foram capacitados para oferecer um melhor atendimento aos visitantes, e com isso os produtores obtém uma melhor renda.” destacou Solange Mota, coordenadora do SENAR-SP na região de São Bento do Sapucaí.

O Programa Turismo Rural: Agregando valor à Propriedade, é realizado em parceria com os sindicatos rurais, dividido em 10 módulos, e tem como objetivo fomentar o turismo rural e mostrar aos participantes alternativas de negócios dentro das áreas rurais.

“Existem diversas potencialidades no meio rural que, com o conhecimento durante o Programa de Turismo Rural, podem se concretizar.” destacou Sophia Kraide, produtora rural de Brotas. Ela e o marido, João Farsoni, já fizeram vários cursos do SENAR-SP e transformaram a propriedade.

“O SENAR é a base do nosso trabalho onde nos mostra que além de produtor rural, somos empresários rurais. A partir do conhecimento adquirido nos cursos, procuramos aplicar em nosso dia a dia as técnicas, o que nos fortaleceu muito, trazendo melhor retorno financeiro, que hoje contribui para a nossa receita.”

E os investimentos continuam, o casal está construindo apartamentos, e avisam “logo, logo teremos hospedagem aqui no Sitio Tamanduá.”

“O empreendedorismo no campo tem um papel fundamental para a nossa sociedade e tem muito a contribuir para o crescimento do país. Através dos cursos do SENAR-SP e do SEBRAE-SP, o produtor pode adaptar sua propriedade com a inovação do mercado ou, até mesmo, enxergar oportunidades e novos mercados que são capazes de atrair os consumidores. Hoje o Brasil rural precisa ser visto de maneira diferente, não apenas com o espaço voltado às atividades agropecuárias, mas também com um novo olhar de dimensão socioeconômica, onde as inovações ocorrem também pela oferta de bens e novos produtos.” Finalizou Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP/SENAR-SP e presidente do SEBRAE-SP.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário