Capacitação sobre Nota Fiscal Fácil reúne sindicatos rurais e reforça parceria para orientar produtores
Evento on-line realizado pela Faesp e Secretaria da Fazenda esclarece dúvidas sobre o aplicativo de emissão de Nota Fiscal Eletrônica
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) recebeu nesta quarta-feira (13) os auditores fiscais Claudio Ferreira e Lejandre Meneses (remotamente), da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP), para a palestra online de capacitação do aplicativo da Nota Fiscal Fácil.
A engenheira agrônoma Erica Monteiro de Barros, do Departamento Econômico da Faesp, deu as boas-vindas aos cerca de 180 dirigentes e representantes de sindicatos rurais. Ela ressaltou pontos da legislação, obrigatoriedades do setor e especificidades da Nota Fiscal Fácil.
Lejandre Meneses explicou as funcionalidades e a segurança da nova ferramenta, especialmente com a obrigatoriedade da emissão da Nota Fiscal Eletrônica a partir de 2 de janeiro de 2025. Ao final das apresentações o encontro foi aberto para perguntas e dúvidas, tanto legais quanto da utilização do app Nota Fiscal Fácil.
Claudio Ferreira encerrou a participação da Secretaria da Fazenda agradecendo a iniciativa do encontro. “Esta foi uma oportunidade muito boa para a gente atingir um público maior. É exatamente o que a gente busca, multiplicar. Nós somos uma equipe relativamente enxuta, então a gente precisa dessas oportunidades de multiplicação”, afirmou Ferreira.
“A forma de atuação da Secretaria da Fazenda e dos fiscos, de uma forma geral, está mudando. A gente está saindo daquele fisco que tem um viés repressivo para um fisco que tem um viés de orientação. Estamos privilegiando, buscando fazer eventos como este aqui, atividades de orientação, de esclarecimento, de tentar trazer as empresas para a conformidade tributária”, finalizou.
“Fico muito feliz com essa proximidade. Há um bom tempo a FAESP vem buscando por esse trabalho conjunto de orientação e capacitação. Ele é muito importante e a nossa proposta é que os sindicatos atuem como multiplicadores de conhecimento, ajudando o produtor nessa fase de transição”, enfatizou Erica Monteiro de Barros.
Na próxima semana a FAESP irá capacitar técnicos do SEBRAE-SP (ALIs Rural, agentes Sebrae Aqui e Técnicos do Escritórios Regionais) sobre a NFF.
Deixe seu comentário