Caesp e Geocarta discutem soluções para regularização fundiária e georreferenciamento
Caesp busca antecipar desafios para garantir soluções eficazes aos produtores

O Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (Caesp) recebeu, no dia 19 de março, representantes da empresa Geocarta para uma apresentação de seu portfólio de produtos e serviços voltados ao agronegócio. O encontro teve como foco o georreferenciamento e a regularização fundiária, questões essenciais para os produtores rurais paulistas.
Pedro Lucchesi, diretor 1° tesoureiro da Faesp, abriu a reunião ressaltando a importância das parcerias trazidas pelo Caesp em benefícios dos produtores rurais paulistas. “A sintonia do Caesp com a Faesp fortalece nossa federação como a voz do produtor rural na busca, em conjunto, de se melhorar as condições do homem e da mulher do campo”, disse Lucchesi.
Durante a reunião, Lucas Vieira, representante da Geocarta, destacou a obrigatoriedade da regularização para propriedades acima de 25 hectares, cujo prazo já pode ter expirado, e para imóveis menores, cuja data limite é novembro de 2025. Segundo ele, a falta de regularização pode bloquear o imóvel para qualquer tipo de transação. Vieira também ressaltou que um dos desafios da empresa é alcançar os produtores rurais, já que muitos não estão presentes nas redes sociais. Para contornar essa dificuldade, a Geocarta realiza palestras com o objetivo de levar informação ao campo e oferecer soluções personalizadas para cada produtor.
Claudio Brisolara, do Departamento Econômico da Faesp, pontuou que muitos produtores têm acesso às informações, mas a complexidade do processo e os custos envolvidos acabam adiando a regularização. Ele reforçou que um diferencial para a prestação desse serviço seria a oferta de valores acessíveis.
O superintendente do Caesp, Rogério Maluf, reforçou a importância do georreferenciamento e destacou que o Caesp busca antecipar desafios para garantir soluções eficazes aos produtores, sempre por meio dos sindicatos rurais. Ele ressaltou que as parcerias do Caesp garantem serviços confiáveis, com a chancela da Faesp, proporcionando segurança para os produtores associados aos sindicatos.
Além dos representantes do Caesp e da Geocarta, participaram técnicos dos departamentos Econômico e de Sustentabilidade da Faesp, e Jurídico do Senar-SP, que esclareceram questões relevantes e iniciaram a análise dos serviços oferecidos pela Geocarta. Um novo encontro será agendado para aprofundar as tratativas e viabilizar uma futura parceria.
Galeria












Compartilhe
Tags
Artigos relacionados



Deixe seu comentário