Home » Brasil exportará carne bovina e miúdos para Tailândia

Brasil exportará carne bovina e miúdos para Tailândia

29 de maio, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

A Tailândia abriu seu mercado para carne bovina com osso, carne desossada e miúdos comestíveis de bovino do Brasil. Cinco estabelecimentos frigoríficos foram aprovados, pelo país asiático, a exportar. As plantas frigoríficas estão localizadas nos estados do Pará, de Rondônia, Goiás, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Segundo Cyro Penna, Coordenador da Comissão de Bovinocultura da Corte da Faesp, estas exportações para a Tailândia apresentam um potencial de US$ 100 milhões nos próximos anos, “o que demonstra – por um lado – o apetite por proteína animal hoje, verificada em todo o mundo e, por outro, a grande competitividade da carne bovina brasileira, traduzida por qualidade, sanidade, sustentabilidade e preços acessíveis”.

O processo de negociação teve início em 2015 com intensas conversas entre o Mapa e o Departamento de Desenvolvimento da Pecuária e o Ministério da Agricultura e Cooperativas do país do sudeste asiático.

Em 2019, a Tailândia importou de todo o mundo cerca de US$ 90 milhões em carne bovina. A Austrália participou da metade desse valor. Austrália e Tailândia têm um acordo de livre-comércio (em conjunto com a Nova Zelândia e os demais países da Ásia – grupo de países que a Tailândia faz parte) que isenta as tarifas para as exportações australianas desde o início de 2020 (50% para carne bovina em geral e 30% para miúdos de bovino).

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário