Home » Inundações na Austrália podem aumentar exportação de carne bovina do Brasil

Inundações na Austrália podem aumentar exportação de carne bovina do Brasil

18 de fevereiro, 2019 - por FAESP/SENAR-SP

Devido a fortes chuvas, a região norte da Austrália tem sofrido uma série de inundações, que causou grandes perdas nos rebanhos de bovinos do país. Diante da perda estimada em aproximadamente 300 mil cabeças de gado, a expectativa é de que a tragédia resulte em um potencial crescimento na demanda de exportação de carne bovina. Por conta disso, a FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) recomenda que os pecuaristas do estado desenvolvam projetos de médio e longo prazo para atender esta alta procura.

Segundo as autoridades australianas, a situação dos pecuaristas é grave e causará um desequilíbrio na produção de gado do país nos próximos anos. Tendo em vista que o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e a Austrália foi considerada a terceira da lista durante o ano passado, a FAESP está se mobilizando junto ao Governo Federal para solicitar medidas que aumentem as condições de rentabilidade do pecuarista brasileiro, que sofre com a escassez de recursos hídricos em vários Estados da Nação e com altos custos de produção.

“Neste momento crítico para a segurança alimentar e de abastecimento de carne mundial, convidamos os pecuaristas a procurarem o seu sindicato rural mais próximo, para realizar uma importante análise das suas planilhas e para que se organizem no sentido de estarem aptos a atender às demandas adicionais e futuras de exportação. Também salientamos a importância de darmos continuidade a todas as medidas voltadas para sanidade animal, em linha do que temos programado. Temos também uma comissão de trabalho permanente na FAESP, que trata de todos esses assuntos”, afirma Fábio Meirelles, presidente da FAESP.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo se solidariza com os pecuaristas australianos das mais de 800 propriedades rurais atingidas pelas enchentes na região de Queensland.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário