Aquaponia: novo curso do SENAR-SP
Aquaponia é o novo curso, da grade de formação profissional do SENAR-AR/SP que disponibiliza a todos os seus convenentes a integração da aquicultura com a hidroponia – atividades de grande importância para o agronegócio. O processo de aquaponia e sua aplicabilidade trazem vantagens e benefícios, no entanto, ainda é preciso superar os obstáculos relacionados à sua implantação e funcionamento.
Aquaponia se traduz como produção de organismos aquáticos em conjunto com a produção de plantas sem uso de solo. O sistema aquapônico funciona na integração de animais aquáticos, criados em larga escala, cujos excrementos (fezes, gás carbônico, amônia) e resíduos (restos de ração, escamas, peixes mortos) servem de alimento para microrganismos (bactérias) que transformam esses recursos descartados em matéria orgânica e, consequentemente, em adubo para as plantas – as quais podem ser cultivadas em diferentes modelos e estruturas.
Para sua aplicabilidade é necessário aprimorar o entendimento dos processos físicos, químicos e microbiológicos para tratamento, manutenção e monitoramento da qualidade da água, sanidade dos peixes e das plantas.
No período de 17 a 19/06 foi realizado o projeto piloto desta ação para validação do curso. O projeto foi efetuado em parceria com o Sindicato Rural de Araraquara e empreendido na propriedade do Sr. Toninho, no Assentamento Bela Vista. No mês de junho também foi realizado o Treinamento Técnico dos Instrutores (25 e 26/06), em Araraquara, onde os instrutores Manuel dos Santos Pires (Piscicultura), Diego Mendes (Controle Alternativo de Pragas), Cristiano Nicolau Psillakis (Hidroponia) e Jussara Suatni (Sistema aquapônico), repassaram todas as orientações e informações técnicas necessárias para o bom desenvolvimento do curso.
A capacitação de multiplicadores mostra a Aquaponia como meio de ensino na produção do próprio alimento, promovendo bons hábitos alimentares, saúde e consciência a todos.
A carga horária do curso é de 24 horas e há vagas para 8 a 16 participantes.
Deixe seu comentário