Home » Agronegócio deve alavancar PIB em 2020

Agronegócio deve alavancar PIB em 2020

06 de fevereiro, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Pelos cálculos feitos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a alta de aproximadamente 10% na produção agrícola deve contribuir para a elevação do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020.

Em relação ao ano passado, as atividades relativas ao agronegócio devem subir cerca de 3%, conforme o próprio MAPA, um resultado positivo irá ajudar o PIB brasileiro a avançar entre 2% e 3%, em número do boletim Focus.

Entre os impulsionares do agro estão a oferta de crédito e chuvas generosas em algumas regiões. Com recorde de produção de soja, que deve chegar a 122,4 milhões de toneladas em 2020, supera em 7,8% a colheita de 2019 e leva o Brasil à liderança mundial nesta cultura – passando os EUA. A pecuária tem projeção otimista, crescendo até 14,1% e alcançando o valor de R$ 265,8 bilhões. Para a carne bovina, a expansão esperada é de 22,2%.

Com produção acelerada e despontando como exportador, o Brasil ainda deve ser beneficiado pela eventual trégua na guerra comercial entre Estados Unidos e China. Diante do acordo entre os gigantes, a soja, o algodão, o café e o milho serão favorecidos no cenário mundial. Além disso, a redução de emissões de gases de efeito estufa no país asiático para conter a poluição urbana pode tornar o etanol uma solução viável e atrativa.

“Para nós, não é o 2,2% de projeção de alta do PIB em 2020 o mais importante. Mais importante é como vamos crescer no próximo ano”, disse o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacando o bom desempenho de setores estratégicos do agronegócio e da economia nacional.

Com expansão acima de 5,5%, o comércio também terá impacto positivo no PIB neste ano.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário