Home » Profissionais participam de curso no SENAR-SP sobre técnicas para o manejo em seringais

Profissionais participam de curso no SENAR-SP sobre técnicas para o manejo em seringais

15 de janeiro, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

O SENAR-SP realiza em todo o Estado o curso de Sangria em Seringueira que são ministrados por especialista da área. O curso oferece aos produtores e trabalhadores rurais informações teóricas e práticas sobre técnicas apropriadas para extrair o látex, que é usado na produção de borracha natural.

As técnicas vão desde a prevenção de acidentes no trabalho, proteção ambiental, sistemas de sangria, frequência de sangria, tipos de corte, aplicação do fungicida, até coleta e armazenamento da borracha natural.

Participam dos cursos produtores e trabalhadores rurais que buscam mais conhecimento visando o aumento de produtividade e maior longevidade da árvore e estando assim mais preparado para o mercado de trabalho.

Na região de Santa Fé do Sul, noroeste paulista, o produtor rural José Emídio Calazans, decidiu investir na heveicultura, cultivando 7.500 plantas, onde mais de 4.000 pés já estão em produção. Segundo José, a produção de látex é a segunda fonte de renda da família, uma poupança para a aposentadoria:

“Um negócio seguro, com baixo risco administrativo e grande futuro. Em sete anos, o produtor começa a ter uma renda mensal satisfatória por 30 ou 35 anos e, depois desse período, ainda pode lucrar com a venda da madeira”, comentou o produtor.

Uma economia em constante crescimento

Com uma produção em seringais reconhecida internacionalmente, São Paulo conta com uma área de 135,5 mil hectares, 103,6 mil deles em produção. Grande parte está localizada no noroeste paulista, que conta com 64% da produção de látex do Brasil, de acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O avanço dos seringais no Estado se dá basicamente sobre as áreas de laranja e de pastagens degradadas. A estimativa da Associação Paulista de Produtores de Borracha é de que mais de 10 mil pessoas trabalhem na sangria das árvores só no noroeste paulista.

A borracha in natura é considerada um produto estratégico para a economia mundial e há diversidade de aplicação na indústria. O segmento voltado à produção de pneus, por exemplo, consome em média 75% da produção de borracha natural. Está presente também na indústria aeronáutica e de tratores agrícolas, além de utilizada na fabricação de pisos industriais, luvas e materiais cirúrgicos.

Efeitos positivos em meio à pandemia

Segundo dados do terceiro levantamento da Previsão e Estimativa de Safra para as principais culturas do Estado de São Paulo, a produção de látex teve alta de 1,7% com relação ao ano anterior.

A notícia do aumento de produção veio como um estímulo para profissionais que já atuam na área, bem como os produtores que buscam cursos profissionalizantes como o oferecido pelo SENAR-SP.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário