FAESP integra Comissão Nacional de Produtores de Lácteos Orgânicos
A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) anunciou a criação da Comissão Nacional do Leite e Derivados Orgânicos. O objetivo é unir e representar os produtores de lácteos orgânicos para atender as demandas do setor.
Segundo a associação, a existência de uma comissão específica permite trabalhar melhor a regulamentação e a construção de políticas públicas voltadas ao setor, visando agregar valor ao produto. Além do colegiado, a Abraleite mantém outros grupos nacionais, como de leite A2 e de queijos e derivados de lácteos artesanais.
A criação da comissão, em nível nacional, representa crescimento do mercado de orgânicos, que, de acordo com a associação, já crescia em torno de 20% ao ano e tem apresentado vendas expressivas durante a pandemia de coronavírus.
“A ABRALEITE atua com comissões temáticas desde sua criação, em 2017. Há algum tempo já vinha sendo discutida a criação desta nova Comissão,produtores de leite orgânico entenderam que seria bom para toda a classe produtora do segmento,” segundo Borges.”A Comissão tem o objetivo de trabalhar os assuntos de interesse da produção de leite orgânico, no sentido da criação de políticas públicas condizentes, uma melhor regulamentação e o desenvolvimento da atividade que é um grande nicho de mercado para cadeia leiteira nacional”.
Segundo Wander Bastos, Coordenador da Comissão de Bovinocultura de Leite da FAESP, e membro do Conselho da ABRALEITE, esta será mais uma comissão que irá se somar ao o conjunto de ações que a ABRALEITE vem executando.
Integrante dessa Comissão, como também das Comissões de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais e do Leite A2, Bastos diz que, além da troca de experiência entre os integrantes, as comissões trazem as demandas dos produtores, embasadas nas dificuldades encontradas no dia a dia, e a ABRALEITE leva aos órgãos competentes, em um bom exemplo de gestão participativa, “a ABRALEITE conquistou e consolidou esse espaço junto ao Governo Federal e estadual, resolvendo assim da melhor maneira”.
Membros da Comissão:
Coordenador – Claudinei Saldanha Junior, administrador de empresas e produtor de leite orgânico, em São Carlos SP.
Coordenador substituto – Ricardo Schiavinato, engenheiro agrônomo, produtor de leite orgânico, em Serra Negra SP.
Secretário – Aldo Dalasta, Presidente do Sindicato Rural de Brotas, contador e produtor de leite orgânico, em Brotas SP.
Secretário substituto – Mário Malta Campos Dotta, economista e produtor de leite orgânico, em São Carlos SP.
Deixe seu comentário