Home » Seminário Empretec Rural, voltado exclusivamente para o agronegócio, acontece pela primeira vez no Estado de São Paulo

Seminário Empretec Rural, voltado exclusivamente para o agronegócio, acontece pela primeira vez no Estado de São Paulo

08 de novembro, 2021 - por FAESP/SENAR-SP

Entre as iniciativas que se somam ao universo de instrumentos de apoio disponíveis para os empresários do agronegócio, o Empretec Rural é, reconhecidamente, um dos mais importantes. O programa, voltado especificamente para a formação de empreendedores do campo, será realizado, pela primeira vez, no Estado de São Paulo, de hoje até 13 de novembro em Avaré, com participação de 30 empresários e profissionais do agronegócio do município e de outras cidades atendidas pelo escritório regional do Sebrae em Botucatu.

O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de desenvolver características de comportamento empreendedor a fim de ampliar a produtividade e aprimorar a gestão dos negócios. É promovido em cerca de 40 países e, no Brasil, a implementação do programa é exclusiva do Sebrae que, mais recentemente, elaborou a versão voltada para as especificidades e necessidades do empresário rural.

O gerente regional do Sebrae de Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus, dá detalhes de como é feita a escolha dos participantes do Empretec Rural. “A seleção é feita por meio de palestras de sensibilização, tanto on-line quanto presenciais e, entre os participantes desses eventos, são escolhidos os que têm maior potencial de desenvolvimento”, explica.

Os participantes são estimulados a uma autocrítica de suas características empreendedoras com foco no agronegócio. São oferecidas atividades teóricas e práticas para que os participantes identifiquem aspectos potenciais de gestão de seus empreendimentos. “Aproveitar o que eles têm de pontos fortes e também assimilar quais podem ser melhorados, a fim de trabalhar mais nessas características do comportamento empreendedor”, destaca o gerente do Sebrae.

Para Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, o aprimoramento do comportamento empreendedor promovido pelo Empretec Rural busca levar ao empreendedor novas perspectivas para o aperfeiçoamento de sua atuação. “Desenvolver as competências já existentes e destacar novas habilidades é fundamental para o empreendedor rural ampliar a visão sobre sua atividade, buscando inovação nos processos a fim de expandir os horizontes em busca de melhores resultados”, explica Tirso.

10 características empreendedoras que serão desenvolvidas no Empretec Rural

O Seminário irá abordar as seguintes características de comportamento do empreendedor:

  • Busca de oportunidades e iniciativa: o empreendedor se antecipa aos desafios e dificuldades.
  • Persistência: diferente de teimosia, a persistência é quando o empreendedor busca superar um obstáculo incansavelmente e aprender com seus erros.
  • Comprometimento: é o sacrifício pessoal, a responsabilidade na colaboração com seus empregados e para solucionar problemas sem medir esforços para a satisfação do cliente.
  • Exigência de qualidade e eficiência: agir de maneira a fazer as coisas de modo cada vez melhor.
  • Correr riscos calculados: encarar desafios, mas com consciência e controle dos resultados.
  • Estabelecimento de metas: ter um objetivo definido, uma visão clara de curto, médio e longo prazo.
  • Busca de informações: conhecimento sobre seus clientes, fornecedores, concorrentes, e sobre todos os aspectos do seu empreendimento.
  • Planejamento e monitoramento sistemático: capacidade de revisar os planos sempre que necessário para garantir que as metas sejam atingidas nos prazos estabelecidos.
  • Persuasão e rede de contatos: saber influenciar e pessoas chaves como agentes de seus objetivos e para manter relações duradouras com parceiros do empreendimento.
  • Independência e autoconfiança: autonomia sobre as normas e controles, mantendo seu ponto de vista mesmo diante das adversidades.

Juntas, essas características devem estar presentes no dia a dia de um empreendedor e configuram um comportamento que minimiza as dificuldades e potencializa as chances de sucesso

Outros parceiros na realização desse seminário são o Sindicato Rural de Avaré, a Prefeitura de Avaré, através da sua Secretaria de Agricultura, O Seminário será realizado no UniFSP-Centro Universitário Sudoeste Paulista, que também é parceiro desta ação. A partir dessa experiência, outros seminários deverão ser realizados em todo o Estado de São Paulo. Para o empreendedor rural participar do programa é importante manter contato regular com o escritório do Sebrae de sua região.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário