Home » Sistema FAESP-SENAR/ SP realiza palestra de esclarecimentos e orientações sobre novo coronavirus

Sistema FAESP-SENAR/ SP realiza palestra de esclarecimentos e orientações sobre novo coronavirus

12 de março, 2020 - por FAESP/SENAR-SP

Por determinação do Presidente do Sistema Faesp-Senar/Sp, o coordenador do Programa Provendo a Saúde no Campo, do SENAR/SP, Roberto Duarte, realizou palestra, na sede da instituição para prestar esclarecimentos e orientações sobre o novo coronavírus

As recomendações seguem dados oficiais de órgãos de referência, como o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.Duarte afirmou que as medidas mais importantes para conter o coronavírus são a higienização frequente das mãos e cuidados ao tossir e espirrar. Afirmou que o Sistema FAESP-SENAR/ SP já adotou medidas de prevenção com para estimular esses hábitos por meio de campanhas internas e acesso aos produtos adequados para higienizar as mãos (sabão ou antisséptico de mãos à base de álcool).

O Presidente Fábio Meirelles também orientou o Dr Roberto Duarte para a necessidade de antecipação da vacinação contra a gripe, no edifício sede, com o intuito de evitar corridas aos postos de saúde e hospitais com aglomerações.

A seguir destacou as medidas principais para evitar a propagação do vírus:

Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas,
Lavar frequentemente as mãos e/ou álcool gel 70% ,
Usar lenço descartável para higiene nasal,
Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir,
Evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca,
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar,
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos,
Manter os ambientes bem ventilados,
Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Os sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse e dificuldade para respirar.

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira uma portaria definindo medidas para o enfrentamento emergencial ao coronavírus.

Segundo o órgão das Nações Unidas, pessoas que não apresentam sintomas da doença ou que não tiveram contato com infectados só devem usar máscara se forem atender alguém com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Quem esteve com pacientes suspeitos e apresentar sintomas como tosses e espirros deve utilizar as máscaras para evitar a propagação. Em situações como essa, é necessário procurar um serviço de saúde.

A OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão, durante 20 segundos, ou a desinfecção com álcool em gel. Também é necessário aprender como colocar e descartar.

    Assine nossa newsletter

    Compartilhe

    Deixe seu comentário